Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57347

Compartilhe esta página

Título: Efeito de um protocolo fisioterapêutico na melhora do equilíbrio, pressão plantar e sensibilidade dos pés como prevenção do pé diabético em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 : Série de casos
Autor(es): PAULINO, Ana Júlia Giles Costa
Palavras-chave: Diabetes Mellitus; pé diabético; fisioterapia; equilíbrio; pressão plantar; sensibilidade plantar
Data do documento: 2-Ago-2024
Citação: PAULINO, Ana Júlia Giles Costa. Efeito de um protocolo fisioterapêutico na melhora do equilíbrio, pressão plantar e sensibilidade dos pés como prevenção do pé diabético em pacientes com diabetes mellitus tipo 2: Série de casos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O diabetes mellitus é uma das doenças crônicas mais prevalentes na atualidade, com uma incidência crescente a cada ano. A complicação mais comum associada ao diabetes é a neuropatia diabética, que causa alterações sensitivas e motoras, aumentando a vulnerabilidade dos diabéticos a fatores de risco que predispõem ao pé diabético. Objetivos: investigar os efeitos de um protocolo sensório-motor na prevenção do pé diabético em pacientes com diabetes tipo 2, focando em variáveis como equilíbrio, pressão plantar e sensibilidade plantar. Métodos: O estudo é uma série de casos com amostra por conveniência não probabilística, e envolveu 6 voluntários diabéticos que realizaram 16 sessões de exercícios sensório-motores. Resultados: a faixa etária média dos participantes foi de 68,5 anos. Houve melhora significativa nas variáveis de centro de pressão (COP) com olhos abertos (p<0,001), teste Timed Up and Go (TUG) (p<0,001) e pressão máxima plantar no pé esquerdo (p<0,001), além da melhora significativa (menor que p<0,005) dos domínios do questionário de qualidade de vida (SF-36). Conclusão: Sugere-se que há efeitos positivos da fisioterapia nas variáveis exploradas, embora não tenha sido observada diferença significativa na sensibilidade plantar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57347
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Júlia Giles 2024.1 Trabalho Conclusão de Curso.pdf434,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons