Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5731
Title: Utilização do fluxograma de processo para diagnóstico e integração da Cadeia logística " Supply Chain Management"
Authors: Ricardo Abreu de Oliveira, José
Keywords: Supply chain; Cadeia de suprimentos; Logística
Issue Date: 2002
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Ricardo Abreu de Oliveira, José; de Carvalho Pinto, Dorival. Utilização do fluxograma de processo para diagnóstico e integração da Cadeia logística " Supply Chain Management". 2002. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
Abstract: O gerenciamento da cadeia logística e suprimentos "supply chain management" significa a integração completa de todos os parceiros e processos de uma cadeia logística. Este tem sido um objetivo perseguido por muitas empresas que buscam aumentar a competitividade diante de mercados cada vez mais concorridos. No entanto, como não há um padrão único a ser seguido, para integrar sua cadeia logística, uma empresa deve antes de tudo mudar a si mesma, passando de organização vertical para horizontal, fazendo com que todas as suas áreas e processos trabalhem de forma sincronizada, aqui surge a maior dificuldade enfrentada atualmente pelas empresas nesse processo. Diante desse quadro, este trabalho demonstra, através de simulação, como a utilização do fluxograma de processo pode contribuir para diagnosticar o estágio atual da cadeia, aperfeiçoar os fluxos de produtos e informações identificando as operações que não agregam valor, bem como as mudanças necessárias para reestruturação das atividades. Dessa forma, evidencia-se como através da análise de micro-processos a empresa pode estabelecer ações para otimizar o caminho crítico, gerar valor na cadeia logística, reduzir custos e aumentar a satisfação dos seus clientes
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5731
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo7318_1.pdf3.82 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.