Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57305

Share on

Title: O Percurso da Estética Simbolista em relação à Crítica Literária no Brasil: da marginalização para o resgate e sua apresentação nos materiais didáticos de ensino
Authors: SANTOS, Jean Dias dos
Keywords: Literatura Brasileira; Crítica Literária; Movimento Simbolista; Livro Didático
Issue Date: 20-Mar-2024
Citation: SANTOS, Jean Dias dos. O Percurso da Estética Simbolista em relação à Crítica Literária no Brasil: da marginalização para o resgate e sua apresentação nos materiais didáticos de ensino. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras – Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Considerando um contexto histórico onde a crítica brasileira era influenciada pelo determinismo biográfico de uma crítica francesa positivista, foi preciso reconhecer que o processo crítico do século XIX exerceu um papel excludente no que diz respeito a recepção da estética simbolista. Adiante, no século XX, o processo de revisão dessa crítica trouxe à luz uma poética que revelava um caráter experimental e moderno, o que antecede até mesmo os ideais do movimento modernista brasileiro, o que resultou, nos estudos literários, em um futuro processo de exploração do que foi produzido. Porém, pondo em estatística a parcela de autores revelada no Panorama do Movimento Simbolista Brasileiro, de Andrade Muricy (1965), percebe-se uma lacuna imensa no que vem a fazer parte do atual cânone da Literatura Brasileira a respeito da estética simbolista. Isso posto, o presente trabalho tem por objetivo investigar esse processo da crítica que levou a estética simbolista para a periferia do cânone literário, utilizando conceitos de crítica formulados por Andrade (2020) e apoiado nos preceitos historiográficos de Cândido (2015) e Leminski (1983), bem como o reflexo disso no ensino de Literatura no ensino básico, pois, se existe uma curva exploratória dos estudos literários sobre o Simbolismo, mesmo que a longo prazo, os resultados deveriam ser vistos nos livros didáticos. Porém, estes ainda estão presos a um reducionismo que mostra apenas pouquíssimos autores, com uma redução maior ainda no que diz respeito a sua produção.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57305
Appears in Collections:(TCC) - Letras - Português

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Jean Dias dos Santos.pdf372,35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons