Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57224

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNascimento Junior, José Roberto do-
dc.contributor.authorCosta, Maria Alice Lacerda Lima da-
dc.date.accessioned2024-08-06T13:45:43Z-
dc.date.available2024-08-06T13:45:43Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.date.submitted2024-08-06-
dc.identifier.citationCOSTA, M. A. L. L. da. Bncc e o Ensino de Dança na Escola Básica Brasileira: Alguns apontamentos. Trabalho de Conclusão de curso Dança - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57224-
dc.description.abstractA Base comum Nacional curricular é o documento que serve de referência obrigatória para construção dos currículos das redes estaduais e municipais. Ela define os conhecimentos essenciais nas etapas de ensino e tem como objetivo garantir o direito à aprendizagem e a educação de qualidade a todos. Entretanto, desde o seu processo de feitura a sua aprovação, movimenta-se debates em tornos de suas lacunas e controvérsias, principalmente, o que diz respeito a retirada da obrigatoriedade de alguns componentes curriculares, as mudanças no Ensino Médio pela Lei 13.415/2017 (referência para a escrita da etapa) e a não devolutiva para áreas Artísticas recentemente legisladas como componente curricular pela 13.278/2016, com estabelecimento do componente curricular “Arte” para o Ensino Fundamental e inexistência no texto das habilidades e competências no Ensino médio. Atentando-se para isso, o presente trabalho surgiu das inquietações enquanto discente/ docente em Dança no contexto de implementação da BNCC, bem como pela preocupação com retirada da “Artes” como disciplina obrigatória para todas as etapas no documento. Diante disso, o escrito visa entender como a BNCC tem determinado o lugar da Dança na escola regular, por apresentar a Dança como subárea do componente curricular “Arte” e no itinerário formativos das linguagens sem mencioná-la diretamente no texto das habilidades e competências e também refletir como tal contexto impacta os cursos de licenciaturas de Dança. Ainda, busca fazer uma revisão bibliográfica sobre a Arte/Educação e ensino da Dança na escola regular do Brasil a partir de Silva(2005), Barbosa(2002) e Barbozza (2022), analisar os documentos/legislações que falam sobre o ensino das Artes/Dança, compartilhar a experiência de docência e discência em Dança no contexto da BNCC trazendo reflexões críticas sobre elas. A pesquisa foi desenvolvida através de revisão bibliográfica, análise documental e relato reflexivo/crítico de experiência. Verificou-se no processo que BNCC retoma alguns estigmas em relação ao ensino das Artes/da Dança e se apresenta como limitadora das possibilidades de incluir a Dança e outras linguagens artísticas na escola. A nível macro o documento põe em risco o oferecimento de uma educação equitativa para todes e plural.pt_BR
dc.format.extent58p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBNCC.pt_BR
dc.subjectEducação.pt_BR
dc.subjectDança.pt_BR
dc.subjectArtes.pt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleBNCC e o ensino da dança na escola básica brasileira: alguns apontamentospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5665534561798794pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4872695715648943pt_BR
dc.description.abstractxThe National Common Curricular Base is the document that serves as a mandatory reference for the construction of curricula in state and municipal networks. It defines essential knowledge at each educational stage and aims to guarantee the right to learning and quality education for all. However, since its inception to its approval, debates have revolved around its gaps and controversies, particularly concerning the removal of the requirement for certain subjects, the changes in High School education through Law 13,415/2017 (which serves as a reference for the writing of this stage), and the lack of feedback for Artistic areas recently legislated as subjects by Law 13,278/2016, which established the "Art" subject for Elementary School without mentioning skills and competencies for High School. With this in mind, the present work emerged from concerns as a Dance student/teacher in the context of implementing the BNCC, as well as the apprehension regarding the removal of "Arts" as a mandatory subject for all stages in the document. Consequently, the writing aims to understand how the BNCC has determined the place of Dance in regular schools, by presenting Dance as a subarea of the "Art" subject and not mentioning it in the skills and competencies text of the formative itineraries of languages, and also to reflect on how this context impacts Dance teaching degree courses. Furthermore, it seeks to conduct a literature review on Art/Education and the teaching of Dance in regular schools in Brazil based on Silva (2005), Barbosa (2002), and Barbozza (2022), analyze documents/legislation related to the teaching of Arts/Dance, and share teaching and learning experiences in Dance within the BNCC context, bringing critical reflections on them. The research was developed through a literature review, document analysis, and reflective/critical reporting of experiences. It was found in the process that the BNCC reinforces some stigmas regarding Arts/Dance education and appears to limit the possibilities of including Dance and other artistic languages in schools. At a macro level, the document jeoppt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Dança – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Alice Lacerda Lima da Costa.pdf679,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons