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Título: O significado construído por uma agente comunitária de saúde sobre autolesão praticada por adolescentes em Macaparana-PE
Autor(es): SILVA, Nivaneide Ferreira da
Palavras-chave: Psicologia cognitiva; Saúde pública; Agentes comunitários de saúde; Adolescentes; Autolesão
Data do documento: 29-Set-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Nivaneide Ferreira da. O significado construído por uma agente comunitária de saúde sobre autolesão praticada por adolescentes em Macaparana-PE. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A presente dissertação tem como objetivo geral compreender a construção de significados de uma Agente Comunitária de Saúde (ACS) sobre a autolesão praticada por adolescentes, em Macaparana – PE. Enquanto embasamento teórico, foram utilizadas concepções da Psicologia Cultural Semiótica e da Psicologia Dialógica, além da ênfase nos processos cognitivos de rememoração e imaginação como intrínsecos à construção e desenvolvimento de significados. A construção de significados ocorre a partir de diálogos e interações que são influenciados pelo contexto cultural e pelas interações sociais. Nessas interações, que são dialógicas a partir da relação eu-outro-objeto, o indivíduo se envolve em internalizações e externalizações, estando estas operações interligadas e construindo uma relação dinâmica entre a mente individual e o contexto cultural mais amplo. Na dinâmica de internalizar e externalizar, ossignificados podem ser transformados, sendo confrontados ou mantidos. A autolesão praticada por adolescentes é um fenômeno que incita atenção e cuidado, sendo inclusive considerado um problema de saúde pública. Diante do cuidado oferecido a este público, na rede de saúde pública com toda a sua estruturação em níveis de atenção, o ACS se apresenta como porta de acesso da porta de entrada, já que é o primeiro e principal elo entre a comunidade do território e a equipe de saúde de família que está localizada na atenção básica. Presume-se então importante analisar o significado que o ACS constroi sobre a autolesão praticada por adolescentes por ele ocupar este lugar de facilitador do acesso ao cuidado. A investigação envolveu estudo do tipo idiográfico, contando com a participação da ACS Nadine (nome fictício). Foram realizados quatro encontros, ao longo de dois meses. Nesses encontros foram feitas entrevistas individuais, além da produção de um scrapbook. A interpretação do material foi orientada pela proposta da análise de multivocalidades, uma análise do tipo dialógica. Nessa perspectiva, foi realizada a análise da construção de significados sobre autolesão praticada por adolescentes de uma ACS que mora e trabalha em Macaparana-PE. Posições de eu e vozes de outros, além das interações, os desdobramentos de significados coletivos, da tríade dialógica, dos núcleos de tensão e transformações, compõem o quadro analítico dos significados de autolesão praticada por adolescentes para a ACS Nadine. Ela significa a autolesão praticada por adolescentes como sendo consequência do adoecimento psíquico do adolescente. Na base do sofrimento, consta um ambiente familiar que não fornece subsídios para um desenvolvimento adequado. Mudanças culturais, como a presença da tecnologia, constituem dificuldades para as famílias epara a estabilidade emocional frente aos desafios da adolescência.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57200
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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