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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57168

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dc.contributor.advisorSANTOS, Vívian Matias dos-
dc.contributor.authorARRAES, Luísa Chada-
dc.date.accessioned2024-08-01T15:15:50Z-
dc.date.available2024-08-01T15:15:50Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.citationARRAES, Luísa Chada. “Minha fé é política”: ativismo desobediente e a construção de um movimento cristão sexo-gênero dissidente. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57168-
dc.description.abstractEsta dissertação busca tecer reflexões a partir de práticas de resistência religiosa e política que constroem uma relação integrativo-subversiva e não dicotômica entre dissidências sexuais e de gênero e religiosidade cristã. Para isso, parte-se de uma revisão de literatura ancorada nas contribuições dos estudos feministas, da Psicologia e de outras ciências sociais e humanas, bem como, e sobretudo, da atuação político-religiosa de grupos e movimentos cristãos sexo-gênero dissidentes no cenário virtual, à luz da inspiração netnográfica. Este trabalho orienta-se a partir de uma base epistemológica contraposta à matriz de poder colonial, e dessa forma, é ancorado na perspectiva crítica da antropologia por demanda, o que significa que leva as demandas e questões trazidas pelo próprio movimento como ponto de partida. A pesquisa aponta para os processos de resistência que esses grupos emplacam tanto dentro do enquadramento cristão institucional, no intuito de disputar espaço e conseguir experienciar sua fé como lhes é de direito, como ao lado dos movimentos sociais progressistas, formando alianças que não ignorem o elemento de fé. Busca-se, portanto, defender como a construção de uma posição cristã dissidente tensiona tanto os cânones religiosos, quanto o ideário moderno/colonial de progresso, anunciando saberes e práticas fronteiriças que (re)constroem a experiência religiosa e a reivindicam para além de um grande monólito. Espera-se, por fim, que este trabalho possa anunciar pistas que contribuam para uma perspectiva crítica, reflexiva e implicada à respeito do tema, bem como, e sobretudo, para os processos de resistência sexo-gênero dissidentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectReligião e políticapt_BR
dc.subjectCristianismopt_BR
dc.subjectPensamento decolonialpt_BR
dc.subjectAtivismopt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.title“Minha fé é política” : ativismo desobediente e a construção de um movimento cristão sexo-gênero dissidentept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3176624359741891pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5511946351670690pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation seeks to weave reflections from practices of religious and political resistance that build an integrative-subversive and non-dichotomous relationship between sexual and gender dissidence and Christian religiosity. For this purpose, it starts with a literature review anchored in the contributions of feminist studies, Psychology and other social and human sciences, as well as, and above all, the political-religious performance of dissident sex-gender Christian groups and movements in the virtual scenario, in the light of netnographic inspiration. This work is oriented from an epistemological basis opposed to the matrix of colonial power, and thus, it is anchored in the critical perspective of anthropology by demand, which means that it takes the demands and issues raised by the movement itself as a starting point. The research points to the processes of resistance that these groups put forward both within the institutional Christian framework, in order to compete for space and manage to experience their faith as they are entitled to, and alongside progressive social movements, forming alliances that do not ignore the element of faith. Therefore, we seek to defend how the construction of a dissident Christian position strains both religious canons and the modern/colonial ideals of progress, announcing borderline knowledge and practices that (re)construct the religious experience and claim it beyond a great monolith. It is hoped, finally, that this work can announce clues that contribute to a critical, reflective and implicated perspective on the subject, as well as, and above all, to the processes of dissident sex-gender resistance.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia

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