Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57164

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBUNZEN JÚNIOR, Clecio dos Santos-
dc.contributor.authorPAZ, Shamara Angélica Cassiano da-
dc.date.accessioned2024-08-01T14:32:56Z-
dc.date.available2024-08-01T14:32:56Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.citationPAZ, Shamara Angélica Cassiano da. A Literatura de Cordel nos anos iniciais do Ensino fundamental: rodas de conversas literárias sobre "A História de Juvenal e o Dragão". 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57164-
dc.description.abstractEsta investigação do Mestrado Profissional em Letras está inserida no âmbito das discussões acerca da Educação Literária na Educação Básica. Em nossas vivências pessoais/profissionais e durante nossas experiências enquanto docente/estudante, houve o seguinte questionamos: como explorar a Literatura de Cordel com as crianças do 4o ano do Ensino Fundamental, possibilitando a aproximação de suas vivências com o texto literário? Também tínhamos interesse em saber como as crianças dos anos iniciais dialogam com a Literatura de Cordel e quais sentidos e significados podem circular durante a leitura. Tais questionamentos nos levaram ao objetivo geral da pesquisa: analisar como as crianças do 4o ano do Ensino Fundamental dialogam e vivenciam a leitura com o cordel A história de Juvenal e o Dragão, de Leandro Gomes de Barros em Rodas de Conversas Literárias, e com o livro ilustrado em que Rosinha reconta a mesma história. A pesquisa está fundamentada numa perspectiva dialógica e democrática (FREIRE, 1987) da Educação Literária como um processo amplo permeado por múltiplos sujeitos com diferentes experiências (LEAHY-DIOS, 2004; DALVI, 2018). Também nos debruçamos sobre a mediação literária, pensando principalmente no trabalho com as Rodas de Conversas Literárias com a Literatura de Cordel em sala de aula (PETIT, 2009; MARINHO E PINHEIRO, 2012; MACEDO, 2021; BUNZEN,2022) em que os(as) alunos(as) envolvem-se em experiências literárias que podem promover conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação em que os sujeitos são participantes constituindo uma pesquisa colaborativa em busca de transformação (TRIPP, 2005). No que diz respeito à metodologia de ensino-aprendizagem, baseados nas orientações de Bajour (2006, 2012) e Marinho e Pinheiro (2012), elaboramos a nossa proposta de intervenção, em uma escola pública municipal de Vitória de Santo Antão/PE, por meio do Projeto Entre Versos e Rimas do Cordel, que foi realizado em três etapas: Aproximação Poética, Um dragão na sala de aula e Compartilhando Saberes. A análise dos dados focalizou a segunda etapa em que aconteceram as Rodas de Conversas Literárias com as crianças em sala de aula. Os resultados de nossa pesquisa demonstram que as crianças ao serem ouvidas nas rodas, puderam expressar seus pensamentos, sonhos e anseios. Elas compartilharam suas experiências por meio da voz, gestos e corporalidades, inclusive do silêncio. Numa ação colaborativa, participaram da narrativa poética do cordel (re)criando sentidos para a história. Numa dimensão estética, o trabalho com a Literatura de Cordel na sala de aula reconheceu as crianças como sujeitos pensadores/aprendizes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Literáriapt_BR
dc.subjectLiteratura de Cordelpt_BR
dc.subjectRodas de Conversas Literáriaspt_BR
dc.titleA Literatura de Cordel nos anos iniciais do Ensino fundamental : rodas de conversas literárias sobre "A História de Juvenal e o Dragão"pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4269034672831340pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3757050031013762pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxThis investigation of the Professional Master's in Letters is inserted in the context of discussions about Literary Education in Basic Education. In our personal/professional experiences and during our experiences as a teacher/student, there was the following question: how to explore Cordel Literature with children in the 4th year of Elementary School, enabling the approximation of their experiences with the literary text? We were also interested in knowing how children in the early years dialogue with Cordel Literature and what senses and meanings can circulate during reading. Such questions led us to the general objective of the research: to analyze how children in the 4th year of Elementary School dialogue and experience reading with the cordel The story of Juvenal and the Dragon, by Leandro Gomes de Barros in Literary Conversation Circles, and with the illustrated book in which Rosinha retells the same story. The research is based on a dialogical and democratic perspective (FREIRE, 1987) of Literary Education as a broad process permeated by multiple subjects with different experiences (LEAHY-DIOS, 2004; DALVI, 2018). We also focused on literary mediation, thinking mainly about the work with the Circles of Literary Conversations with Cordel Literature in the classroom (PETIT, 2009; MARINHO E PINHEIRO, 2012; MACEDO, 2021; BUNZEN, 2022) in which (students engage in literary experiences that can promote knowledge, skills, attitudes and values. This study is characterized as an action research in which the subjects are participants, constituting a collaborative research in search of transformation (TRIPP, 2005). With regard to the teaching-learning methodology, based on the guidelines of Bajour (2006, 2012) and Marinho and Pinheiro (2012), we elaborated our intervention proposal, in a municipal public school in Vitória de Santo Antão/PE, by through the Project Entre Versos e Rimas do Cordel, which was carried out in three stages: Poetic Approach, A dragon in the classroom and Sharing Knowledge. Data analysis focused on the second stage in which the Literary Conversation Circles took place with the children in the classroom. The results of our research demonstrate that children, when heard in the circles, were able to express their thoughts, dreams and desires. They shared their experiences through voice, gestures and corporality, including silence. In a collaborative action, they participated in the poetic narrative of the cordel (re)creating meanings for the story. In an aesthetic dimension, working with Cordel Literature in the classroom recognized children as thinkers/learners.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Shamara Angélica Cassiano da Paz.pdf6,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons