Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57162

Compartilhe esta página

Título: Envelhecimento e gênero : uma análise sobre a violência contra mulheres idosas no Recife entre os anos de 2019 a 2023
Autor(es): RODRIGUES, Leila Letícia Floro
BARBOSA, Lilia de Farias Monteiro
Palavras-chave: envelhecimento; gênero; violência
Data do documento: 26-Mai-2024
Citação: RODRIGUES, Leila Letícia Floro; BARBOSA, Lilia de Farias Monteiro. Envelhecimento e gênero : uma análise sobre a violência contra mulheres idosas no Recife entre os anos de 2019 a 2023. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso em Serviço Social – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente Trabalho de Conclusão de Curso propõe analisar os fatores relacionados às violências contra a mulher idosa no Recife (PE) durante os anos de 2019 a 2023, sendo este o objetivo geral da pesquisa. Para alcançá-lo, as discussões iniciais trazem conceituações acerca do envelhecimento e resgatam as políticas públicas voltadas ao público longevo. O primeiro objetivo específico busca identificar a relação entre o envelhecimento, o gênero e os desafios enfrentados pelas mulheres idosas, de forma a associar tais questões para entender as causas, a forma e as consequências dessa relação desafiadora. O objetivo específico seguinte propõe discutir os aspectos particulares que estão inseridos nas violências contra mulheres idosas, tecendo considerações em uma perspectiva histórica e enraizada acerca do fenômeno, visto de forma contínua da violência de gênero. Com toda a teorização posta, o último objetivo específico busca examinar a ocorrência das violações contra mulheres idosas no Recife, dando propriedade através do levantamento de dados a tudo que foi trazido anteriormente e trazendo maiores particularidades no que se relaciona a violência direcionada ao público em questão do município. O método adotado na apreensão da realidade foi o materialismo histórico dialético, o qual permite compreender, de forma crítica, as causas e implicações a respeito das violações contra as mulheres. A metodologia adotada perpassa os tipos de pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, com abordagem quali-quantitativa e incluiu a coleta e análise do Disque Direitos Humanos: Relatório de 2019 e dos registros no Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos entre os anos de 2020 e 2023. Foi possível identificar, com a pesquisa elaborada, que os registros de ocorrências apresentados acerca da realidade das mulheres idosas do município do Recife mostram que as mulheres negras são as mais que obtêm seus direitos violados, consequentemente, são as mais vítimas da violência com índice maior em integridade, dentro de seus lares e dos agressores, tendo-se uma relação de violência intrafamiliar marcada. Nota-se com o estudo que a questão de gênero está diretamente associada à questão de classe, que por sua vez, têm a raiz do problema inserida no modo de produção capitalista, o qual possui estruturas determinantes para a desvalorização e violência contra a pessoa idosa. Os dados levantados servem como subsídio para maiores aprofundamentos de pesquisadores interessados e que se dedicam à temática do envelhecimento, que requer prioridade e destaque dentro do Serviço Social.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57162
Aparece nas coleções:(TCC) - Serviço Social



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons