Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57140

Compartilhe esta página

Título: Sistema Único de Saúde em xeque no período de 2019-2022 : os posicionamentos críticos do Serviço Social brasileiro em publicações do CFESS
Autor(es): SANTANA, Vitória Cristina Vieira
Palavras-chave: Posicionamento; Serviço Social; Saúde; Desmantelamento
Data do documento: 12-Abr-2024
Citação: SANTANA, Vitória Cristina Vieira. Sistema Único de Saúde em xeque no período de 2019-2022 : os posicionamentos críticos do Serviço Social brasileiro em publicações do CFESS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A presente monografia tem como objetivo geral refletir sobre os posicionamentos assumidos pelo Serviço Social brasileiro frente à conjuntura de desmantelamento do direito à saúde pública, tendo como foco o recorte temporal do período de 2019-2022, que é correspondente a vigência do Governo Bolsonaro. Embora ao longo do trabalho tenha sido analisado o mandato do referido presidente em sua totalidade, deu-se privilégio na análise do posicionamento da categoria, tendo como referência o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), os anos de 2020-2021, que foram marcados, respectivamente, pelo início da pandemia e pelo maior número de mortalidade no Brasil. Para alcançar o objetivo geral, se estabeleceram os objetivos específicos de: Identificar a trajetória do Serviço Social brasileiro e a sua relação com a política de saúde, no marco do projeto alicerçado pela Reforma Sanitária; Problematizar o movimento de contrarreforma da saúde, sob as diretrizes neoliberais, considerando as particularidades do contexto de 2019 a 2022. O estudo foi orientado por uma perspectiva baseada no materialismo histórico dialético, se logrando como uma pesquisa qualitativa, que adotou como procedimentos as pesquisas bibliográfica e documental. No desenvolver do trabalho, pôde-se compreender de maneira mais precisa a relevância do exercício e formação profissional balizados pelo Projeto Ético-Político Profissional, que exterioriza o direcionamento e compromisso da profissão para com os interesses da classe trabalhadora e a defesa intransigente dos direitos sociais, dentre eles o direito à saúde.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57140
Aparece nas coleções:(TCC) - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Vitória Cristina Vieira Santana.pdf459,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons