Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57139

Compartilhe esta página

Título: Atividade larvicida e pupicida do óleo essencial da Piper marginatum frente ao Aedes aegypti
Autor(es): SILVA, Priscila Soares da
Palavras-chave: Aedes aegypti; Piper marginatum; Óleo essencial; Bioensaio larvicida; Bioensaio pupicida; Cromatografia gasosa
Data do documento: 2-Out-2023
Citação: SILVA, Priscila Soares da. Atividade larvicida e pupicida do óleo essencial da Piper marginatum frente ao Aedes aegypti. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Química Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Os óleos essenciais são obtidos a partir de partes específicas das plantas, utilizando técnicas de hidrodestilação. Pesquisas recentes têm comprovado a eficácia dos óleos essenciais no combate a arboviroses, através de testes que demonstram suas propriedades inseticidas capazes de interromper o ciclo de vida de vetores como Aedes aegypti. O objetivo deste estudo, portanto, é realizar uma investigação aprofundada do potencial do óleo essencial da planta Piper marginatum em relação aos estágios iniciais do mosquito Aedes aegypti. Através de análises em cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (GC-EM) e a cromatografia gasosa com detector de ionização em chamas (CG-DIC), foram identificados e quantificados os principais compostos majoritários que apresentam atividades inseticidas, sendo eles o (Z)-Asarone (17,26 %), α-pinene (14,82 %) e β-pinene (14,19 %). Bioensaios larvicida e pupicida também foram realizados e as concentrações letais para a mortalidade de 50% (CL50) dos estágios larvais L1, L2, L3 e pupa foram determinadas. A CL50 para o estágio de larva L1 foi igual a 5,0182 ppm, para o estágio L2, 5,5449 ppm e para o estágio L3 foi de 10,94 ppm. Já para o bioensaio pupicida o CL50 foi igual a 60,3446 ppm. Essas descobertas têm grande relevância no desenvolvimento de estratégias para o controle dos mosquitos transmissores de doenças, oferecendo uma alternativa promissora com base nos óleos essenciais da planta Piper marginatum.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57139
Aparece nas coleções:(TCC) - Química (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Priscila Soares da Silva.pdf788,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons