Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57125
Compartilhe esta página
Título: | Subalternidade e poder em O Tigre Branco : análise do romance e sua adaptação cinematográfica |
Autor(es): | SANTOS, Gilayane Ferreira dos |
Palavras-chave: | Comparativismo; Literatura e Cinema; Literatura Indiana; O Tigre Branco |
Data do documento: | 5-Mar-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SANTOS, Gilayane Ferreira Dos. Subalternidade e poder em O Tigre Branco: análise do romance e sua adaptação cinematográfica. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A presente dissertação de mestrado tem como objetivo analisar as obras homônimas O Tigre Branco de Aravind Adiga (2008) e a adaptação para o audiovisual (2021) de Ramin Bahrani, colocando-as em diálogo e estabelecendo um fio condutor que envolve Literatura e processos adaptativos cinematográficos. O romance suscita questões sociais, como questões de castas, posição social e subalternidade, e promove críticas a elas através da ótica do personagem principal. Portanto, partindo desse ponto, abordaremos as proposições presentes no romance e como esses aspectos são representados no filme, que utiliza técnicas próprias desse meio como ferramentas narrativas. Compõem a fundamentação que aborda as discussões teóricas sobre o campo da adaptação Hutcheon (2013), Stam (2008), os que abordam sobre as interfaces do cinema indiano, recorremos à Ahmed (2015), Bose (2007), Peres Júnior (2012), Schulze (1995) entre outros. Destacamos, também, os teóricos que abordam o tema da literatura indiana de língua inglesa como Morton (2007), Mukherjee (2000), Mukherjee (1981), Valdez Moses (2001) e West & Rushdie (1997). Partindo sobre a o tema da colonização e suas implicações no sujeito consultamos Spivak (2010), Bhaba (2013), Hall, (1997), Lahiri (2013), Maldonado-Torres (2004), Said (2004; 2007; 2011) entre outros. Sobre o sistema de castas e literatura Dalit recorremos a Ambedkar (2014) e Pawar (2008). A escolha dessas obras específicas se deve à intenção de contribuir com os estudos de literatura e sua transposição para outra mídia. A importância do presente trabalho reside na necessidade de criar um espaço de debate que destaque o diálogo estabelecido entre as expressões artísticas, literárias e fílmicas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57125 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Estudos Literários |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Gilayane Ferreira dos Santos.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons