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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57119

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPASA GÓMEZ, Carla Regina-
dc.contributor.authorPEARCE, André Henrique Gomes-
dc.date.accessioned2024-07-31T15:13:39Z-
dc.date.available2024-07-31T15:13:39Z-
dc.date.issued2023-07-31-
dc.identifier.citationPEARCE, André Henrique Gomes. O desenvolvimento da capacidade absortiva nos negócios de impacto de periferia. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57119-
dc.description.abstractOs negócios de impacto (NI) surgem como propostas de grande relevância no âmbito do empreendedorismo ao conciliar geração de impacto social, autossustentabilidade financeira e avaliação do impacto gerado. Esses empreendimentos mostram-se relevantes, sobretudo, no contexto da periferia que padece com graves problemas sociais que podem ser minimizados através desses tipos de empreendimento. No entanto, são inúmeros os desafios que cercam esses empreendimentos e dificultam seus processos de inovação e competitividade. Logo, o desenvolvimento da Capacidade Absortiva (CA) é uma forma de melhorar esses fatores, portanto, para isso é importante analisar como ocorre o seu desenvolvimento no contexto dos NI de periferia. Adotou-se como método de investigação o estudo de casos múltiplos. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo descrever o desenvolvimento da capacidade absortiva e os seus fatores antecedentes e intermediários nos NI de periferia. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com 4 empreendedores sociais. A análise de conteúdo foi adotada para analisar os dados. A análise dos dados focou em três vertentes: Fatores Antecedentes (Fontes de Conhecimento, Conhecimento Prévio e Experiências), Fatores Intermediários (Gatilhos de Ativação, Mecanismos de Integração Social, Apropriação de Conhecimento, Relações de Poder) e Fatores Resultantes (Vantagem Competitiva, Estratégia Flexível e Desempenho Inovativo) que implicaram diretamente na análise das etapas da CA (Aquisição, Assimilação, Transformação e Exploração). Com relação aos fatores antecedentes, destaca-se a experiência dos empreendedores entrevistados em suas vivências nas universidades e em outros cursos que os auxiliaram na aquisição de conhecimentos sobre gestão de negócios. Com relação aos fatores intermediários, as motivações pessoas ganham destaque entre os gatilhos de ativação que os fazem buscar novos conhecimentos e buscar formas de implementá-los nos seus negócios favorecendo a assimilação e transformação do conhecimento. Com relação aos fatores resultantes, frisa-se os desafios que cerceiam a obtenção de vantagens competitivas e melhoras no desempenho inovativo com os propósitos dos negócios de impacto de periferia. Através dos NI estudados, percebeu-se a importância dos novos conhecimentos para a obtenção de vantagem estratégica, estratégia flexível e desempenho inovativo. A aprimoração desses fatores são essenciais para os NI de periferia dado o contexto assolado pela desigualdade, preconceito e carência de recursos financeiros nos quais se encontram.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCapacidade absortivapt_BR
dc.subjectNegócios de impactopt_BR
dc.subjectPeriferiapt_BR
dc.titleO desenvolvimento da capacidade absortiva nos negócios de impacto de periferiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9838628096714823pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1964176230213353pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxImpact businesses (NI) emerge as proposals of great relevance in the field of entrepreneurship by reconciling the generation of social impact, financial self- sustainability and evaluation of the generated impact. These businesses are relevant, above all, in the context of the periphery, which suffers from serious social problems that can be minimized through the NI. However, there are countless challenges that surround these businesses and hinder their innovation and competitiveness processes. Therefore, the development of the Absorptive Capacity (AC) is a way to improve these factors, therefore, for this it is important to analyze how its development occurs in the context of NI in the periphery. The study of multiple cases was adopted as an investigation method. Data were collected through semi-structured interviews with impact entrepreneurs. Content analysis was adopted to analyze the data. Data analysis focused on three aspects: Antecedent Factors (Sources of Knowledge, Previous Knowledge and Experiences), Intermediate Factors (Activation Triggers, Social Integration Mechanisms, Knowledge Appropriation, Power Relations) and Antecedent Factors (Competitive Advantage, Strategy Flexible and Innovative Performance) that directly involved the analysis of the CA stages (Acquisition, Assimilation, Transformation and Exploration). Regarding the antecedent factors, the experience of the entrepreneurs interviewed in their experiences in universities and in other courses that helped them in the acquisition of knowledge about business management stands out. With regard to intermediate factors, personal motivations are highlighted among the activation triggers that make them seek new knowledge and seek ways to implement it in their businesses, favoring the assimilation and transformation of knowledge. With regard to the resulting factors, the challenges that limit the achievement of competitive advantages and improvements in innovative performance with the purposes of impact businesses are highlighted. Through the businesses studied, the importance of new knowledge for obtaining strategic advantage, flexible strategy and innovative performance was perceived. The improvement of these factors is essential for the periphery NI, given the context plagued by inequality, prejudice and lack of financial resources in which they find themselves.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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