Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57092

Share on

Title: PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DOS ENUNCIADOS DAS ATIVIDADES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Authors: CAMÊLO, Eloiza Silva
Keywords: Produção textual escrita; livro didático; texto como processo; multimodalidade
Issue Date: 3-Sep-2021
Citation: Camêlo, Eloiza Silva. Produção textual escrita no livro didático de língua portuguesa: uma análise dos enunciados das atividades do 8º ano do ensino fundamental. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Este trabalho analisa as atividades do eixo de produção textual de dois livros didáticos de Língua portuguesa do ensino fundamental anos finais. Objetivamos, aqui, verificar o tratamento didático relacionado aos enunciados que orientam a produção de texto como uma abordagem procedimental e processual (SUGAHARA, 2018; KOCH & ELIAS, 2010) e, também, buscamos analisar enunciados que tratem do fenômeno da multimodalidade (DIONISIO, 2005, 2007, 2013, 2016; ELIAS, 2016) nas atividades de produção de texto de Livros Didáticos do 8o ano. Para isso, foi realizado um levantamento de todos os gêneros trabalhados na seção de produção de texto e feita a análise de todos os enunciados deste eixo. A partir de então, se constatou que a abordagem do texto como processo é feita de forma parcialmente qualitativa, quando alguns enunciados se detêm apenas a apontar “erros” de superfície linguística. Percebe-se também que o tratamento com as multisemioses é limitado, quando alguns enunciados revelam uma visão de que o conteúdo verbal é mais importante do que qualquer outro tipo de semiose.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57092
Appears in Collections:(TCC) - Letras - Português

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tcc- Eloiza Silva Camêlo (Versão final) (1) (2).pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons