Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57092
Share on
Title: | PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DOS ENUNCIADOS DAS ATIVIDADES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Authors: | CAMÊLO, Eloiza Silva |
Keywords: | Produção textual escrita; livro didático; texto como processo; multimodalidade |
Issue Date: | 3-Sep-2021 |
Citation: | Camêlo, Eloiza Silva. Produção textual escrita no livro didático de língua portuguesa: uma análise dos enunciados das atividades do 8º ano do ensino fundamental. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | Este trabalho analisa as atividades do eixo de produção textual de dois livros didáticos de Língua portuguesa do ensino fundamental anos finais. Objetivamos, aqui, verificar o tratamento didático relacionado aos enunciados que orientam a produção de texto como uma abordagem procedimental e processual (SUGAHARA, 2018; KOCH & ELIAS, 2010) e, também, buscamos analisar enunciados que tratem do fenômeno da multimodalidade (DIONISIO, 2005, 2007, 2013, 2016; ELIAS, 2016) nas atividades de produção de texto de Livros Didáticos do 8o ano. Para isso, foi realizado um levantamento de todos os gêneros trabalhados na seção de produção de texto e feita a análise de todos os enunciados deste eixo. A partir de então, se constatou que a abordagem do texto como processo é feita de forma parcialmente qualitativa, quando alguns enunciados se detêm apenas a apontar “erros” de superfície linguística. Percebe-se também que o tratamento com as multisemioses é limitado, quando alguns enunciados revelam uma visão de que o conteúdo verbal é mais importante do que qualquer outro tipo de semiose. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57092 |
Appears in Collections: | (TCC) - Letras - Português |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tcc- Eloiza Silva Camêlo (Versão final) (1) (2).pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License