Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5709
Título: Reciclagem e estudo de reaproveitamento de resíduos cerâmico de indústria de louça sanitária
Autor(es): Moura da Costa Albuquerque, Lenita
Palavras-chave: Resíduos Cerâmicos Industriais; Indústrias de Louça Sanitária; Reciclagem; Reaproveitamento
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Moura da Costa Albuquerque, Lenita; Prasad Yadava, Yogendra. Reciclagem e estudo de reaproveitamento de resíduos cerâmico de indústria de louça sanitária. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Com o avanço industrial nos últimos séculos, o meio ambiente sofreu uma grande deterioração, pois a exploração insensata dos recursos naturais, sem uma visão das trágicas conseqüências para o futuro da humanidade, está gerando um desequilíbrio ecológico de grande magnitude e de difícil reparo. A reutilização e a reciclagem dos resíduos industriais demonstram ser soluções bastante viáveis à questão, beneficiando a natureza com a redução do impacto ambiental e otimizando os investimentos e lucros das indústrias Por isso, os industriais no mundo estão investindo nessas soluções, reduzindo os depósitos de toneladas de lixo no meio ambiente, produzidos por suas indústrias. Este trabalho tem como objetivo tecnológico analisar o potencial de reaproveitamento de resíduos cerâmicos industriais de louça sanitária, originados de várias etapas de fabricação (resíduo da lavagem da argila, resíduo da massa da barbotina e o resíduo do lodo da estação de tratamento) antes da sinterização das peças. Analisando-os desde a fase in natura até a adição de um aditivo industrial, ADCER, e tendo como base de comparação a massa padrão de uma indústria de louça sanitária. Os três tipos de resíduos foram submetidos aos seguintes testes: análise química, através dos resultados da fluorescência de raio - X e da difração de raio X, e análise granulométrica. Também foram confeccionados corpos de prova de cada resíduo com e sem aditivo industrial ADCER, caracterizados através dos ensaios cerâmicos de retração linear de secagem, retração linear de queima e retração linear de total, absorção de água, perda ao fogo, crus e em temperaturas variadas. Os resultados obtidos nas análises e ensaios demonstraram um grande potencial de aplicação dos resíduos na massa de produção de louça sanitária. Além do mais, todos os corpos de prova, com adição do aditivo industrial ADCER, dos três resíduos analisados a 1100ºC demonstraram propriedades bastante aceitáveis para a produção de revestimentos cerâmicos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5709
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo984_1.pdf1,77 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.