Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57078

Compartilhe esta página

Título: Percepções sobre a afetividade no ensino de música: três situações da cinematografia europeia e estadunidense
Autor(es): Vieira, Jonathas Filipe Dias
Palavras-chave: Educação; afetividade; música; tendências pedagógicas
Data do documento: 10-Mai-2023
Citação: VIEIRA, Jonathas Filipe Dias. Percepções sobre a afetividade no ensino de música: três situações da cinematografia europeia e estadunidense. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Universidade de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O ensino de música ao longo do tempo tem sofrido diversas modificações na maneira de pensar as práticas pedagógicas dos educadores musicais, passando a considerar o educando como protagonista na aquisição do conhecimento musical, como formador de opinião e suas questões sociais, cultural e emocional são levadas em consideração no processo do saber e fazer música. O estudo objetivou discutir a afetividade positiva e negativa nas relações interpessoais entre educador e educando dentro da educação musical. A princípio definimos os termos afeto e afetividade de uma forma mais generalista e procuramos afunilar os conceitos dentro da psicopedagogia, tendo como base as linhas teóricas de Piaget, Vygotsky e Wallon conciliando com as tendências pedagógicas Liberal e Progressista apresentadas por Libâneo. Por fim, fizemos diversas reflexões dentro da educação musical, tendo como pano de fundo três filmes da cinematografia europeia e estadunidense. Correlacionamos os conceitos das práticas pedagógicas desenvolvidas na trama tendo como base os pedagogos supracitados, como também, os pedagogos musicais Suzuki e Dalcroze. Observamos que este trabalho é muito relevante para a sociedade e para a academia, haja vista que, há poucos trabalhos escritos a respeito da afetividade no ensino de música. A importância de entendermos que cada aluno aprende música numa dinâmica de tempo e maneira diferentes, faz com que o ensino com afetividade positiva seja uma saída para diversos casos de agressões físicas e psicológicas no meio do ensino de música como elucidamos neste presente trabalho.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57078
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jonathas Filipe Dias Vieira.pdf394,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons