Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57076

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVIEIRA, Ana Cláudia de Carvalho-
dc.contributor.authorSANTANA, Gabriela Albuquerque de-
dc.date.accessioned2024-07-29T16:43:56Z-
dc.date.available2024-07-29T16:43:56Z-
dc.date.issued2024-03-07-
dc.date.submitted2024-07-25-
dc.identifier.citationSANTANA, Gabriela Albuquerque de. Desempenho de adultos de baixa escolaridade, sem sequelas neurológicas, na Bateria Rápida de Afasia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Fonoaudiologia)– Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57076-
dc.description.abstractObjetivo: Mensurar o desempenho de adultos pernambucanos de baixa escolaridade, sem sequelas neurológicas, no protocolo de Bateria Rápida de Afasia (BRA) adaptado para o português brasileiro. Método: Trata-se de um estudo observacional descritivo, realizado através da aplicação da Bateria Rápida de Afasia em 58 indivíduos saudáveis de ambos os sexos, residentes do estado de Pernambuco, recrutados por demanda espontânea. Os participantes foram divididos em dois grupos de acordo com a escolaridade: 30 analfabetos ou com educação formal até quatro anos e 28 indivíduos com mais de oito anos de escolaridade, considerado grupo controle. Resultado: O Desempenho nas provas de linguagem da Bateria Rápida de Afasia mostraram diferenças estatísticas nos subtestes de descrição de cenas, com pontuação média de 20,93 ± 0,683, enquanto o grupo controle recebeu 23,57 ± 0,315 (p=0,0217), na compreensão semântica o grupo experimental obteve 105,9 ± 0,589 e o controle 108,0 ± 0,000, na prova de compreensão de sentenças, as médias 43,20 ± 0,947 e 45,57 ± 0,594 para o grupo com baixa escolaridade e controle, respectivamente, com significância de p=0,0415. Os subtestes de nomeação e discurso apresentaram p<0,0001. No entanto, não foram demonstradas diferenças estatisticamente significantes nas provas de compreensão fonológica (p>0,9999) e de repetição (p=0,0667). Conclusões: O nível de educação formal pode influenciar na performance dos participantes pernambucanos analfabetos ou com baixa escolaridade na Bateria Rápida de Afasia.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectafasiapt_BR
dc.subjectescolaridadept_BR
dc.subjectavaliaçãopt_BR
dc.subjectdiagnósticopt_BR
dc.titleDesempenho de adultos de baixa escolaridade, sem sequelas neurológicas, na Bateria Rápida de Afasiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3555941699910163pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5008920822638106pt_BR
dc.description.abstractxPurpose: To measure the performance of adults from Pernambuco with low education, without neurological sequelae, on the Quick Aphasia Battery (QAB) adapted to Brazilian Portuguese. Methods: This is a descriptive observational study, which will be carried out through the application of the Quick Aphasia Battery (QAB) in 58 healthy individuals of both sexes, residents of the state of Pernambuco, recruited through publications on social networks or through direct invitation by the researchers. . Participants will be divided into two groups according to education: 30 illiterate or with formal education up to four years and 28 individuals with more than eight years of education, considered a control group. Results: Performance on the language tests of the Rapid Aphasia Battery showed statistical differences in the subtests of Scene Description with an average score of 20.93 ± 0.683, while the control group received 23.57 ± 0.315 (p=0.0217). In Semantic Comprehension, the experimental group obtained 105.9 ± 0.589 and the control 108.0 ± 0.000. In the Sentence Comprehension test, the averages were 43.20 ± 0.947 and 45.57 ± 0.594 for the low education group and control, respectively, with significance of p=0.0415. Naming and Discourse subtests showed p<0.0001. However, statistically significant differences were not demonstrated in the Phonological Comprehension tests (p>0.9999) and in Repetition (p=0.0667). Conclusions: The level of formal education may influence the performance of illiterate or low-educated participants from Pernambuco in the Rapid Aphasia Battery.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fonoaudiologiapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DFN) - Departamento de Fonoaudiologiapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Fonoaudiologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Gabriela Albuquerque de Santana.docx.pdf
  Item embargado até 2026-07-30
174,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons