Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57074

Share on

Title: Influência dos tipos de adesivos fixadores na função mastigatória de usuários de próteses totais bimaxilares em diferentes tempos após sua aplicação
Authors: BATISTA, Lorena Vitória Alves da Fonseca
Keywords: arcada edêntula; mastigação; prótese total
Issue Date: 11-Apr-2024
Citation: BATISTA, Lorena Vitória Alves da Fonseca . Influência dos tipos de adesivos fixadores na função mastigatória de usuários de próteses totais bimaxilares em diferentes tempos após sua aplicação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Queixas de instabilidade das próteses totais removíveis (PT) inferiores são comuns, principalmente quando há rebordos reabsorvidos. Por isso, cerca de 30% dos usuários recorrem ao uso de adesivos fixadores de dentaduras, cujos fabricantes afirmam ter eficácia por até 12h de uso contínuo. O objetivo deste estudo foi avaliar a função mastigatória de usuários de PT bimaxilar com rebordo mandíbular reabsorvido, utilizando dois tipos de adesivos para fixação de próteses (pó e creme), antes de sua aplicação (T0), imediatamente após (T1) e 10 horas após a aplicação (T2). Trata-se de um ensaio clínico randomizado, cruzado e duplo-cego, para o qual foram selecionados 13 usuários de PT bimaxilar, que foram submetidos à confecção de novas próteses. Os dados foram coletados 45 dias após a instalação. A função mastigatória foi avaliada por meio da performance e habilidade mastigatórias, utilizando o método das 10 peneiras e Escala Visual Analógica, respectivamente. Para análise os dados, foram utilizados os métodos Shapiro-wilk para avaliação da normalidade, Kruskal-Wallis para avaliação entre os tempos (T0, T1 e T2) e Mann-Whitney para comparar os tipos de adesivo em cada tempo estudado. O nível de significância considerado foi de 0,05. Foi observado que não houve diferença significativa na performance mastigatória na presença ou ausência dos adesivos fixadores de dentadura nos tempos estudados (p=0,623). Para a habilidade mastigatória não foi encontrada diferença estatística entre o uso ou não dos fixadores, independente do tipo e dos tempos estudados (p=0,071). Portanto, conclui-se que neste estudo os tipos de adesivos fixadores aplicados em diferentes tempos não apresentaram diferença estatística nas avaliações de performance e habilidade mastigatórias.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57074
Appears in Collections:(TCC) - Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LORENA FONSECA TCC.pdf2,41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons