Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57065
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MARTINS, Louis Guillaume Théodore Bueno Santos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Iohana Brígida Santos da | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, João Vitor Vicente do | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-29T14:16:31Z | - |
dc.date.available | 2024-07-29T14:16:31Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-12 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-03 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Iohana Brígida Santos da; NASCIMENTO, João Vitor Vicente do. Competência comunicativa em inglês e mercado de trabalho: uma análise da formação em secretariado executivo na UFPE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57065 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa busca investigar como a competência comunicativa em inglês idealizada para discentes do curso de graduação em Secretariado Executivo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) dialoga com o perfil e o nível de proficiência que o mercado de trabalho exige. Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória, nos moldes de um estudo de caso de natureza aplicada, em que foi utilizada uma abordagem de Análise de Conteúdo para análise do corpus constituído por um Projeto Pedagógico de Curso e por 65 anúncios de vagas destinadas ao cargo de Secretário Executivo divulgadas entre julho e dezembro de 2023 na plataforma Indeed. Foram considerados os trabalhos de Holmes (1981), Hutchinson e Waters (1987), Santos (2011), Dudley-Evans e St. John (1998), Vian Jr. (1999) e Vian Jr. (2014) sobre a abordagem de ensino-aprendizagem de Inglês para fins específicos (ESP) e Inglês para Negócios (EGBP). Também foram utilizados os trabalhos de Travaglia (2016) e Richards (2006) sobre a competência comunicativa, dentre outros. Os resultados demonstram que as organizações valorizam as habilidades comunicativas em inglês relacionadas ao atendimento e contato com clientes, tradução de documentos e organização de viagens e reuniões. Constatou-se que o PPC aborda assuntos condizentes com situações e cenários da realidade profissional dos secretários, ainda que os níveis de proficiência intermediária a fluente sejam os mais requisitados. | pt_BR |
dc.format.extent | 22p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Secretariado Executivo | pt_BR |
dc.subject | Competência Comunicativa | pt_BR |
dc.subject | Mercado de Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Inglês | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.title | Competência comunicativa em inglês e mercado de trabalho: uma análise da formação em secretariado executivo na UFPE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7905185227519919 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research seeks to investigate how the communicative competence in English idealized for students of the undergraduate course in Executive Secretariat at the Federal University of Pernambuco (UFPE) interacts with the profile and level of proficiency that the job market requires. This is a descriptive-exploratory research, along the lines of a case study of an applied nature, in which a Content Analysis approach was used to analyze the corpus consisting of the Pedagogical Course Project and 65 vacancy announcements intended for the Executive Secretary position advertised between July and December 2023 on the Indeed platform. The works of Holmes (1981), Hutchinson and Waters (1987), Santos (2011), Dudley-Evans and St. John (1998), Vian Jr. (1999) and Vian Jr. (2014) on the approach to teaching-learning of English for Specific Purposes (ESP) and English for General Business Purposes (EGBP). The works of Travaglia (2016) and Richards (2006) on communicative competence, among others, were also used. The results demonstrate that organizations value communicative skills in English related to serving and contacting customers, translating documents and organizing trips and meetings. It was found that the PPC addresses issues consistent with situations and scenarios in the professional reality of secretaries, even though intermediate to fluent proficiency levels are the most requested. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Secretariado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Secretariado Executivo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Iohana Brígida Santos da Silva; João Vitor Vicente do Nascimento.pdf | 300,22 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons