Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57033

Compartilhe esta página

Título: Arte e Virtualidade : experiência do público visitante do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães a partir do Google Arts & Culture
Autor(es): SALVADOR, Francisca Emanuella
Palavras-chave: Artes Visuais; Cibercultura em museus; Estudo de público em museus; Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães; Google Arts & Culture
Data do documento: 22-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SALVADOR, Francisca Emanuella. Arte e Virtualidade: experiência do público visitante do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães a partir do Google Arts & Culture. 2024. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A pesquisa objetiva analisar a experiência do público visitante do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, localizado no município de Recife em Pernambuco, Brasil, na perspectiva da arte e virtualidade na cibercultura, a partir do Google Arts & Culture. A pesquisa se configura como estudo de público em museus, com ênfase na experiência de interação do público visitante com o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães. As reflexões em torno do tema estudos de público em museus, especialmente pensando o museu no contexto das tecnologias de informação e comunicação como possibilitadora de novas experiências de interação aos públicos dos museus, vêm sendo discutida por estudiosos de diversas áreas do conhecimento, a exemplo da Museologia, Comunicação, Educação, Design, dentre outras. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica, documental e descritiva. A pesquisa foi amparada por métodos qualitativos e quantitativos. São sujeitos da pesquisa, os mestrandos em Artes Visuais. Utiliza questionário como instrumento de coleta de dados, o qual é composto por questões abertas e fechadas, sendo a última parte respondida mediante realização de duas tarefas. Como procedimento de análise dos dados, está centrada na análise de conteúdo pelo estabelecimento de categorias temáticas: perfil dos sujeitos; hábito de visita a museus; experiência de interação com o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães no Google Arts & Culture. Os resultados obtidos revelam que o público investigado manifesta interesse no museu digital, sendo suas experiências influenciadas pelo repertório individual, o qual abrange a proficiência na manipulação das ferramentas destinadas à exploração da plataforma. Conclui que a experiência do público visitante do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães no Google Arts & Culture apresenta similaridades, apesar de alguma diversidade no perfil do grupo investigado quanto à faixa etária, geração, formação, dentre outros. As experiências individuais revelam a singularidade inerente a cada interação digital, contribuindo para compreensão das relações entre o museu, o público, a arte e o ambiente virtual.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57033
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Francisca Emanuella Salvador.pdf3,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons