Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56980

Compartilhe esta página

Título: Melhoria e automação do processo de análise de equipamentos de torres eólicas e solares : inovações para eficiência energética
Autor(es): CONCEIÇÃO JUNIOR, Alecsandro Silva da
Palavras-chave: Energia renovável; Energia verde; Torres eólicas; Torres solares; Equipamentos; Predição
Data do documento: 29-Ago-2023
Citação: CONCEIÇÃO JUNIOR, Alecsandro Silva da. Melhoria e automação do processo de análise de equipamentos de torres eólicas e solares: inovações para eficiência energética. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Energias verdes são fontes limpas de energia que têm ganhado cada vez mais importância e investimento, tendo em vista o futuro do planeta e seu menor impacto no ecossistema. Porém, antes da instalação de fontes de energias limpas, principalmente a eólica e solar, é necessário um extenso estudo operacional que depende de uma constante avaliação dos mais diversos indicadores para garantir a operabilidade dos equipamentos e torres, a fim de garantir a compatibilidade e funcionamento dos mesmos na rede elétrica e sua eficiência energética a longo prazo. Neste contexto, é de extrema importância garantir que estes equipamentos operem acima do limite esperado e, quando não é possível garantir esta operação, identificar o mais rápido possível o motivo de sua inoperância e corrigir o erro o quanto antes. Este processo, no entanto, é extremamente burocrático e nada automatizado, muitas vezes tornando as torres indisponíveis por dias por falta de um diagnóstico apropriado ou por falta de manutenção preditiva adequada. Portanto, este trabalho tem como objetivo tornar este processo de análise e operação pré instalação das torres eólicas e elétricas mais eficiente e automatizado. A melhoria deste processo visa garantir, na maior parte do tempo, a eficiência das mesmas a partir do monitoramento de diversos sensores presentes nas torres e, de forma preditiva, prever erros e outras falhas que outrora passariam despercebidas ao olho humano. Para consolidar este trabalho, foram utilizadas metodologias como o estudo de caso, Design Thinking e BPM (Business Process Management). Matérias estas que guiaram o trabalho e o desenvolveram até sua solução final: a otimização do processo de implantação e acompanhamento de torres de avaliação e a criação de uma plataforma de acompanhamento dos indicadores e manutenção dos instrumentos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56980
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Alecsandro Silva da Conceição Junior.pdf6,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons