Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5698
Título: Transporte, acessibilidade e revitalização urbana: o caso do Bairro do Recife
Autor(es): José Teodoro da Cunha, Múcio
Palavras-chave: Revitalização urbana;Transportes urbanos;Indicadores acess
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: José Teodoro da Cunha, Múcio; Leonor Alves Maia, Maria. Transporte, acessibilidade e revitalização urbana: o caso do Bairro do Recife. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: Desde a década de 1960 tem-se verificado em várias cidades do mundo uma tendência de revitalização de centros urbanos como um dos elementos constituintes do planejamento estratégico das cidades. Esta forma de planejamento urbano tem como finalidade a geração de uma nova dinâmica econômica e social, tendo como conseqüência uma intensificação dos deslocamentos nessas áreas. O objetivo desta dissertação é medir a acessibilidade no Bairro do Recife, área central da cidade, que passa por um processo de revitalização, comparando-a com outras áreas dinâmicas da Cidade do Recife. Argumenta-se que, em áreas onde o processo de revitalização urbana está instalado, um dos importantes condicionantes para a sustentabilidade das atividades sócio-econômicas está relacionado à acessibilidade a esse território e a seus equipamentos e serviços. A partir de uma revisão na literatura técnica disponível sobre revitalização urbana e acessibilidade foi escolhido um indicador do tipo gravitacional para a determinação da acessibilidade nessas áreas. Os dados foram analisados a partir do ano de 1997, quando o processo de revitalização tomou fôlego, sendo realizada uma previsão da acessibilidade nessa área para o ano de 2005. Os resultados mostraram que a área central ainda possui uma maior acessibilidade em relação a outras áreas dinâmicas da cidade. Entretanto, como o incremento do processo de revitalização pode alterar as condições de acessibilidade, sugere-se o monitoramento da acessibilidade ao Bairro em função das atividades que se pretende instalar
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5698
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6358_1.pdf2,21 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.