Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56977

Compartilhe esta página

Título: (Ou)visse o verso? Processos criativos em poesia híbrida
Autor(es): DAVID, Lara Leal
Palavras-chave: Poesia híbrida; Poesia visual; Poesia sonora; Poema-objeto; Transdisciplinaridade
Data do documento: 28-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: DAVID, Lara Leal. (Ou)visse o verso? Processos criativos em poesia híbrida. 2024. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esta dissertação tem por objetivo analisar os processos criativos autorais da poesia em formato híbrido. Os relatos apresentam a poesia como diluidora das fronteiras entre linguagens e demonstram os impactos do acaso no processo criativo. O histórico da poesia na arte contemporânea é analisado a partir da influência de poetartistas que compartilham a transdisciplinaridade, a poética e a abertura ao acaso como essencial em seus próprios processos. A metodologia se baseia na Crítica Genética, pelo olhar de Cecília Salles e na leitura semiótica de Charles Pierce pela ótica de Lúcia Santaella, referentes ao uso das linguagens artísticas em cruzamento. O relato dos processos apresenta a poesia aberta aos suportes para a hibridação entre visual, sonoro, relacional e imaginário. Com base na crítica e na pesquisa metodológica, é exposto ainda, como a criação se modifica em relação ao acaso na prática, em que processos são interrompidos para o desenvolvimento de uma nova ideia. Apresenta-se, portanto, os caminhos percorridos, tendo a poesia em estado híbrido como guia na intenção de ativar sentidos múltiplos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56977
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Lara Leal David.pdf5,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons