Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56976

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Kênio Erithon Cavalcante-
dc.contributor.authorPIZZOLATTO, Vitor Augusto-
dc.date.accessioned2024-07-25T12:24:57Z-
dc.date.available2024-07-25T12:24:57Z-
dc.date.issued2024-05-21-
dc.identifier.citationPIZZOLATTO, Vitor Augusto. Experiências e práticas de ensino e aprendizagem em ciências e biologia: o professor, o TILS e o estudante surdo, três sujeitos, três narrativas e um enredo, a pandemia do COVID-19. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56976-
dc.description.abstractEsta dissertação é o resultado de um processo de desconstrução e reconstrução de conhecimentos, experiências e práticas. Também reflete o esforço em destacar as questões e lacunas no campo educacional que afetaram o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes surdos durante um período de desafios sociais, políticos, culturais, históricos, econômicos e educacionais. A pesquisa se propôs a olhar para o processo de ensino e aprendizagem dos surdos pela perspectiva da inclusão educacional. Dito isso, essa dissertação surgiu da inquietação que se tornou o problema de investigação: como se deu o conjunto de ações de professores de Ciências e/ou Biologia e TILS de modo a viabilizar a aprendizagem do estudante surdo, considerando a ruptura dos caminhos metodológicos do processo de ensino e aprendizagem em decorrência do ensino remoto, tendo em vista as percepções da tríade de sujeitos que nele estão envolvidos: o professor de Ciências e/ou Biologia, o Tradutor e Intérprete da Língua de Sinais (TILS) e especialmente o estudante surdo? Considerando o problema de pesquisa, assumimos por objetivo: investigar, a partir das experiências de professores, TILS e estudantes surdos, as dimensões do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes surdos de escolas da educação básica de Pernambuco, nos componentes curriculares de Ciências e Biologia, no recorte correspondente ao período da pandemia COVID-19 (2020 – 2021). Para tanto, propomos como caminho metodológico: uma pesquisa qualitativa, lançando mão da entrevista narrativa com educadores de Ciências e Biologia, TILS e estudantes surdos de escolas da rede estadual, que vivenciaram o ensino remoto durante a pandemia. Em vista disso, o corpus empírico levantado foi analisado qualitativamente, valendo- se da análise por triangulação de métodos. Como resultado, a análise das estratégias e recursos didáticos e/ou tecnológicos empregados por educadores e TILS no ensino de surdos, juntamente com a identificação das dificuldades enfrentadas por esses profissionais e pelos estudantes surdos durante a pandemia, proporcionou uma compreensão das lacunas presentes no processo de ensino e aprendizagem dos componentes curriculares de Ciências e Biologia durante esse período específico. Essa investigação não apenas lançou luz sobre os desafios enfrentados por educadores, TILS e estudantes surdos, mas também destacou as vulnerabilidades e desigualdades na inclusão desses estudantes, evidenciando que tais questões já existiam antes da pandemia e se tornaram mais pronunciadas com a suspensão temporária das atividades presenciais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação dos surdospt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleExperiências e práticas de ensino e aprendizagem em ciências e biologia : o professor, o TILS e o estudante surdo, três sujeitos, três narrativas e um enredo, a pandemia do COVID-19pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9114885331378258pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9502102935025700pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation is the result of a process of deconstruction and reconstruction of knowledge, experiences, and practices. It also reflects the effort to highlight the issues and gaps in the educational field that affected the teaching and learning process of deaf students during a period of social, political, cultural, historical, economic, and educational challenges. The research aims to examine the teaching and learning processes of deaf students through the lens of educational inclusion. Accordingly, this dissertation emerged from the concern that developed into the research problem: how have the actions of Science and/or Biology teachers and Sign Language Interpreters (TILS) facilitated the learning of deaf students, considering the disruption of methodological approaches in the teaching and learning process due to remote education, and taking into account the perspectives of the three key stakeholders involved: the Science and/or Biology teacher, the Sign Language Interpreter (TILS), and especially the deaf student?Given the research problem, our objective is to investigate, based on the experiences of teachers, SLTI, and deaf students, the dimensions of the teaching and learning process of deaf students in basic education schools in Pernambuco, within the curricular components of Science and Biology, during the period of the COVID-19 pandemic (2020–2021). To achieve this, we propose a qualitative research methodology, employing narrative interviews with Science and Biology educators, SLTI, and deaf students from state schools who experienced remote education during the pandemic. The empirical corpus collected was analyzed qualitatively using method triangulation. The analysis of the strategies and didactic and/or technological resources employed by educators and SLTI in the education of deaf students, along with the identification of the difficulties encountered by these professionals and deaf students during the pandemic, provided insights into the gaps in the teaching and learning process of the Science and Biology curricular components during this specific period. This investigation not only illuminated the challenges faced by educators, SLTI, and deaf students, but also underscored the vulnerabilities and inequalities in the inclusion of these students, revealing that these issues existed before the pandemic and became more pronounced with the temporary suspension of in-person activities.pt_BR
dc.description.abstractxEsta disertación es el resultado de un proceso de deconstrucción y reconstrucción de conocimientos, experiencias y prácticas. También refleja el esfuerzo por destacar las cuestiones y lagunas en el ámbito educativo que afectaron el proceso de enseñanza y aprendizaje de los estudiantes sordos durante un período de desafíos sociales, políticos, culturales, históricos, económicos y educativos. La investigación tiene como objetivo examinar los procesos de enseñanza y aprendizaje de los estudiantes sordos desde la perspectiva de la inclusión educativa. En consecuencia, esta disertación surgió de la preocupación que se convirtió en el problema de investigación: ¿cómo las acciones de los profesores de Ciencias y/o Biología y los Intérpretes de Lengua de Señas (TILS) han facilitado el aprendizaje de los estudiantes sordos, considerando la disrupción de los enfoques metodológicos en el proceso de enseñanza y aprendizaje debido a la educación remota, y teniendo en cuenta las perspectivas de los tres actores clave involucrados: el profesor de Ciencias y/o Biología, el Intérprete de Lengua de Señas (TILS) y especialmente el estudiante sordo? Considerando el problema de investigación, nuestro objetivo es investigar, a partir de las experiencias de profesores, TILS y estudiantes sordos, las dimensiones del proceso de enseñanza y aprendizaje de los estudiantes sordos en escuelas de educación básica en Pernambuco, dentro de los componentes curriculares de Ciencias y Biología, durante el período de la pandemia de COVID-19 (2020–2021). Para lograr este objetivo, proponemos una metodología de investigación cualitativa, empleando entrevistas narrativas con educadores de Ciencias y Biología, TILS y estudiantes sordos de escuelas estatales que experimentaron la educación remota durante la pandemia. El corpus empírico recopilado fue analizado cualitativamente utilizando la triangulación de métodos. El análisis de las estrategias y los recursos didácticos y/o tecnológicos empleados por los educadores y TILS en la educación de estudiantes sordos, junto con la identificación de las dificultades encontradas por estos profesionales y los estudiantes sordos durante la pandemia, proporcionó una comprensión de las brechas en el proceso de enseñanza y aprendizaje de los componentes curriculares de Ciencias y Biología durante este período específico. Esta investigación no solo iluminó los desafíos enfrentados por los educadores, TILS y estudiantes sordos, sino que también destacó las vulnerabilidades y desigualdades en la inclusión de estos estudiantes, revelando que estos problemas existían antes de la pandemia y se hicieron más pronunciados con la suspensión temporal de las actividades presenciales.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Vitor Augusto Pizzolatto.pdf3,85 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons