Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56970

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNEVES, André Menezes Marques das-
dc.contributor.authorARRUDA, João Pedro Monteiro de-
dc.date.accessioned2024-07-24T18:55:56Z-
dc.date.available2024-07-24T18:55:56Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.date.submitted2024-04-18-
dc.identifier.citationARRUDA, João Pedro Monteiro de. A festa de aniversário do Tatu: Utilizando a metodologia challenge based learning no desenvolvimento de um jogo educativo para crianças. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56970-
dc.description.abstractO presente projeto busca expor o processo de desenvolvimento de um jogo educativo digital cujo objetivo é auxiliar crianças no processo de alfabetização. Através da metodologia de trabalho Challenge Based Learning, concebida no "Apple Classrooms of Tomorrow-Today" (ACOT2), o processo de desenvolvimento do produto foi seccionado em três etapas sequenciais, engage, investigate e act, as quais foram atribuídas ferramentas opcionais utilizadas em processos de concepção de artefatos, como desk research, moodboards, benchmarking, construção de user stories, user flow, matriz FOFA, entrevistas semi-estruturadas e outras. O projeto seguiu um cronograma de aproximadamente trinta e seis semanas, das quais vinte e quatro foram investidas em desenvolvimento técnico do produto, portanto, boa parte do material gerado diz respeito aos assets e componentes da interface que foi produzida. Ademais, através de todo o processo, buscou-se alcançar um produto mínimo viável que entregasse a um grupo-teste de usuários o valor principal proposto, entretenimento como forma de educação, e a contribuição como um apanhado de técnicas e processos para o desenvolvimento de novas ferramentas de aprendizagem ativa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGame Design, Challenge Based Learning, Educação, Tecnologia.pt_BR
dc.titleA festa de aniversário do Tatu: Utilizando a metodologia challenge based learning no desenvolvimento de um jogo educativo para crianças.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7770933216483187pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5194437042919213pt_BR
dc.description.abstractxThis project seeks to expose the process of developing a game digital education whose objective is to help children in the literacy process. Through the Challenge Based Learning work methodology, designed in "Apple Classrooms of Tomorrow-Today" (ACOT2), the process of Product development was divided into three sequential stages, engage, investigate and act, which were assigned optional tools used in artifact design processes, such as desk research, moodboards, benchmarking, building user stories, user flow, matrix SWOT, semi-structured interviews and others. The project followed a schedule of approximately thirty-six weeks, of which twenty-six four were invested in technical development of the product, therefore, much of the material generated concerns the assets and components of the interface that was produced. Furthermore, throughout the entire process, we sought achieve a minimum viable product that would deliver to a test group of users the main value proposed, entertainment as a form of education, and the contribution as a collection of techniques and processes for the development of new active learning tools.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DDesign) - Departamento de Designpt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Design – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC João Pedro Monteiro de Arruda.pdf9,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons