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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56965
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | LIMA, Kênio Erithon Cavalcante de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Katiúcia Gusmão Bezerra da | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-24T16:29:43Z | - |
dc.date.available | 2024-07-24T16:29:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-26 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Katiúcia Gusmão Bezerra da. A rotação por estação como estratégia didática para abordar fisiologia humana com ênfase nos perigos da automedicação. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56965 | - |
dc.description.abstract | A prática da Rotação por Estação (RPE) se estrutura no conjunto das metodologias ativas, que consiste na divisão da turma de estudantes em pequenos agrupamentos que transitam por distintas estações de trabalho e realizam tarefas específicas e variadas. As atividades propostas exploram e executam diferentes facetas de um mesmo assunto ou habilidades de diversas áreas distintas dentro de um intervalo de tempo determinado, o que oportuniza uma experiência de aprendizagem mais dinâmica e problematizadora aos participantes. Para este trabalho definimos explorar o tema automedicação e seu impacto na fisiologia humana de forma a buscar tornar este estudo contextualizado e reflexivo aos estudantes, para uma aprendizagem dentro da complexidade dos conceitos das Ciências da Natureza através da estratégia proposta na Rotação por Estação. Objetivamos observar e validar a eficácia da Rotação por Estação no contexto específico da relação entre o uso de drogas farmacológicas e seus efeitos no organismo, visando fomentar a reflexão sobre a automedicação, uma prática comum no cotidiano humano e no ambiente escolar. Participaram desta aplicação estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual em Paulista – PE ao explorarem as etapas da farmacocinética: absorção, distribuição, metabolismo e excreção de medicamentos. Previamente, identificamos através de questionário de sondagem quais medicamentos comumente são escolhidos para automedicação. Nossos resultados nos evidenciam que a vivência de atividades no contexto da Alfabetização Científica (AC) na Rotação por Estação contribuiu para o aprimoramento da Aprendizagem Significativa (AS) dos estudantes, o que vem refletir no desenvolvimento de competências e habilidades como pensamento crítico, expressão oral, argumentação e aplicação de conceitos científicos. Além disso, oportunizou-se diversificadas estratégias didáticas que aprimoraram compreensões da temática e integraram ferramentas digitais e atividades práticas com a leitura e interpretação de situações, o que se colocaram tanto como uma excelente abordagem pedagógica como também um estímulo motivacional eficaz no processo educacional por seu dinamismo. Assim, permitiu-se que os estudantes explorassem diversos aspectos de uma mesma temática e os incentivou à discussão e à troca de ideias observadas nos atos proativos de busca e exposição de pensamentos e resoluções. Constatamos, então, que os estudantes se colocaram mais conscientes das consequências da automedicação desorientada e dos novos comportamentos necessários para minimizar impactos cotidianos em suas vidas como também na coletividade escolar e familiar, o que implica em resultados benéficos no contexto da saúde coletiva. Por fim, é culminante, o quão valioso a compreensão dos estudantes sobre o tema para se tornarem disseminadores do conhecimento dentro da comunidade escolar, por meio da criação de cartões produzidos por eles mesmos, enfatizando a importância de se tornarem agentes ativos no processo de ensino- aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Automedicação | pt_BR |
dc.subject | Recurso Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
dc.subject | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A rotação por estação como estratégia didática para abordar fisiologia humana com ênfase nos perigos da automedicação | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0744828834405603 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9502102935025700 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | The practice of Rotation by Station (RPE) is structured within the set of active methodologies, which consists of dividing the class of students into small groups that move between different workstations and perform specific and varied tasks. The proposed activities explore and execute different facets of the same subject or skills from several different areas within a determined period of time, which provides a more dynamic and problematizing learning experience for participants. For this work, we decided to explore the topic of self-medication and its impact on human physiology in order to make this study contextualized and reflective for students, for learning within the complexity of Natural Sciences concepts through the strategy proposed in Station Rotation. We aim to observe and validate the effectiveness of Station Rotation in the specific context of the relationship between the use of pharmacological drugs and their effects on the body, aiming to encourage reflection on self-medication, a common practice in everyday human life and in the school environment. Third-year high school students from a state public school in Paulista – PE participated in this application by exploring the stages of pharmacokinetics: absorption, distribution, metabolism and excretion of medicines. Previously, we identified through a survey questionnaire which medications are commonly chosen for self-medication. Our results show us that the experience of activities in the context of Scientific Literacy (CA) in Station Rotation contributed to the improvement of students' Meaningful Learning (AS), which reflects on the development of skills and abilities such as critical thinking, oral expression, argumentation and application of scientific concepts. In addition, diverse teaching strategies were provided that improved understanding of the topic and integrated digital tools and practical activities with reading and interpretation of situations, which were both an excellent pedagogical approach and an effective motivational stimulus in the educational process due to its dynamism. Thus, students were allowed to explore different aspects of the same theme and encouraged to discuss and exchange ideas observed in proactive acts of searching and exposing thoughts and resolutions. We verified, then, that students became more aware of the consequences of disoriented self-medication and the new behaviors necessary to minimize daily impacts on their lives as well as on the school and family community, which implies beneficial results in the context of collective health. Finally, we highlight as a culmination the observation of how valuable the students' understanding was to become disseminators of knowledge within the school community, through the creation of cards produced by themselves, emphasizing the importance of becoming active agents in the teaching-learning process. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
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