Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56960

Compartilhe esta página

Título: Conflito nas percepções dos profissionais contábeis e empresários das MPMEs da região metropolitana do Recife sobre fatores de causa mortis e o uso da informação contábil
Autor(es): ANDRADE, Higor Felipe Cavalcanti de
Palavras-chave: Pequenas e médias empresas - Falência; Microempresas; Informações contábeis
Data do documento: 8-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ANDRADE, Higor Felipe Cavalcanti de. Conflito nas percepções dos profissionais contábeis e empresários das MPMEs da região metropolitana do Recife sobre fatores de causa mortis e o uso da informação contábil. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Apesar de as micros, pequenas e médias empresas serem bastante relevantes para a economia mundial, há uma séria preocupação sobre a fragilidade dessas organização permanecerem no mercado. Estatísticas demonstram que 1 a cada 4 empresas fecham nos 2 primeiros anos de vida (SEBRAE, 2018). A presente pesquisa tem como objetivo identificar o conflito que pode existir entre as percepções dos profissionais de escritórios contábeis, juntamente às dos empresários das MPMEs, quanto aos fatores que levam estas empresas ao fechamento precoce. Adicionalmente, também se analisa como os serviços oferecidos pelos escritórios contábeis podem auxiliar a otimizar a continuidade dessas organizações. Foram elaborados dois questionários distintos, através do google forms, para coleta da percepção das duas amostras, onde foi possível coletar 77 respostas dos profissionais de escritórios contábeis e 49 respostas válidas dos empresários das MPMEs. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva e inferencial, onde foi possível analisar e discutir sobre as percepções. Os resultados revelam que para os profissionais contábeis a gestão empresarial é o fator de Maior Risco para as MPMEs, quanto para os empresários é o comportamento empreendedor. Também demonstra como a informação contábil oferecida pelos escritórios de contabilidade podem ser úteis para continuidade das MPMEs. A pesquisa contribui com a literatura por demonstrar as distinções entre as percepções dos profissionais dos escritórios de contabilidade e dos empresários das MPMEs sobre os fatores que levam ao fechamento destas instituições, demonstrando, também, como a informação contábil de cunho gerencial pode ser útil para favorecer um maior tempo de vida para essas empresas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56960
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Higor Felipe Cavalcanti de Andrade.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons