Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56951

Compartilhe esta página

Título: Orientação empreendedora e práticas socioambientais : estudo de casos múltiplos sobre o desempenho organizacional de pousadas no município de Areia - PB
Autor(es): ALVES, Airton Vieira
Palavras-chave: Empreendedorismo; Competência administrativa; Turismo
Data do documento: 29-Mai-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALVES, Airton Vieira. Orientação empreendedora e práticas socioambientais: estudo de casos múltiplos sobre o desempenho organizacional de pousadas no município de Areia - PB. 2024. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Em razão da acirrada competitividade no mercado global, estudos sobre o crescimento das organizações ganham cada vez mais espaço na literatura acadêmica. Neste cenário, a discussão sobre Orientação Empreendedora aponta como um mecanismo de otimização de Desempenho Organizacional em empresas e organizações. Entretanto, esta relação pode estar sendo tratada de forma equívoca. Com o avanço tecnológico e novas dinâmicas sociais, empreender de forma sustentável tornou-se uma vantagem estratégica em diferentes setores da economia, inclusive no turismo. Nesta conjuntura, a adoção de práticas socioambientais no âmbito das organizações pode torna-se um fator significativo na criação de vantagens competitivas. Dessa forma, o objetivo principal desta pesquisa é analisar como a orientação empreendedora e práticas socioambientais relacionam-se com o desempenho organizacional em pousadas no município de Areia, na Paraíba. Por meio de abordagem qualitativa, a estratégia de pesquisa escolhida para atender a questão central do estudo foi a de casos múltiplos com a aplicação de entrevistas em profundidade com proprietários e/ou gestores de empreendimentos turísticos locais. Com a execução do estudo, foram identificados diferentes níveis de orientação empreendedora e adoção de práticas socioambientais nos estabelecimentos hoteleiros locais. A minimização de custos operacionais e a adoção de práticas de inovação socioambiental foram evidenciadas durante a investigação. O estudo ainda revela como a gestão pública de um destino pode se tornar um atravessador no desenvolvimento turístico local. Em suas considerações finais, apresenta limitações e sugestões para pesquisas futuras.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56951
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Hotelaria e Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Airton Vieira Alves.pdf
  Item embargado até 2026-07-24
2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons