Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56948
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COSTA, Marcos Roberto Nunes | - |
dc.contributor.author | TENÓRIO, Jociety Rocha Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-24T12:46:44Z | - |
dc.date.available | 2024-07-24T12:46:44Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-29 | - |
dc.identifier.citation | TENÓRIO, Jociety Rocha Lopes. Da escuta pedagógica à pergunta filosófica: sobre ensinar e aprender Filosofia no ensino médio a partir de um paradigma hermenêutico. 2023. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56948 | - |
dc.description.abstract | Diante da necessidade de uma reflexão sobre o diálogo como questão primordial para a compreensão do processo educacional, que torna efetivos o ensino e a aprendizagem de filosofia no ensino médio, fez-se uma breve apresentação da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer e de Paulo Freire, em sua obra Pedagogia da autonomia. Investigou-se que a perspectiva hermenêutica possibilita refletir sobre a importância do dialogar para a compreensão, de modo que em tempos de incapacidade para o diálogo é preciso repensar o ensino de Filosofia como uma disciplina que deve abrir-se ao constante processo dialógico com os educandos, para que estes ressignifiquem a realidade e sejam seus agentes transformadores, contribuindo com a fundamentação de uma educação pautada no crescimento mútuo e na construção de saberes significativos. Apresentou-se, assim, uma dupla dimensão: a) caracterizar a hermenêutica filosófica de Gadamer e a pedagogia de Freire a partir, respectivamente, das ideias de “diálogo” e de que “ensinar exige saber escutar”; b) bem como investigar tanto a “escuta pedagógica” docente quanto a “pergunta filosófica” discente, resultantes de uma intervenção pedagógica concebida conforme uma “situação de diálogo” e experimentada enquanto “aula de Filosofia” no ensino médio. A postura do educador deve abrir-se a fim de colocar-se na posição de escuta, porém também é no professor que reside uma dificuldade em manter firme a capacidade para o diálogo, sucumbida por alguns pela crença de poder falar, pois quanto mais consistente e articulado, mais imagina-se compreendido por seus alunos. Saber escutar faz parte do processo dialógico, o sujeito que fala deve oportunizar a voz daquele que escuta, controlar sua euforia em falar suas verdades. Na figura do professor, está no erro da cátedra ser o detentor do saber e, por sua vez, apenas querer “transmitir” conhecimentos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Filosofia – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Filosofia (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Hermenêutica | pt_BR |
dc.subject | Gadamer, Hans-Georg, 1900-2002 | pt_BR |
dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.title | Da escuta pedagógica à pergunta filosófica : sobre ensinar e aprender Filosofia no ensino médio a partir de um paradigma hermenêutico | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/7146830340110615 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1136821185537508 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | Given the need for reflection on dialogue as a primary issue for understanding the educational process that makes the teaching and learning of philosophy in high school effective, a brief presentation is made of the philosophical hermeneutics of Hans- Georg Gadamer and Paulo Freire in their work: Pedagogy of Autonomy. It is investigated that the hermeneutic perspective makes it possible to reflect on the importance of dialogue for understanding, so that in times of incapacity for dialogue it is necessary to rethink the teaching of philosophy as a discipline that must open itself to the constant dialogical process, with the students, so that they can reify reality and be its transformative agents, contributing to the foundation of an education based on mutual growth and the construction of significant knowledge. We thus present a double dimension: characterizing Gadamer's philosophical hermeneutics and Freire's pedagogy based, respectively, on the ideas of “dialogue” and that “teaching requires knowing how to listen”; as well as investigating both the teaching “pedagogical listening” and the student “philosophical question” resulting from a pedagogical intervention conceived according to a “dialogue situation” and experienced as a “philosophy class” in high school. The educator's stance must be open to placing himself in a listening position, however it is also in the teacher that there is a difficulty in maintaining firm the capacity for dialogue, succumbed by some, due to the belief of being able to speak and the more consistent and articulate, the more he imagines himself understood by his students. Knowing how to listen is part of the dialogical process, the subject who speaks must provide the voice of the one who listens, control his euphoria in speaking his truths, in the figure of the teacher, he is in the chair's error of being the holder of knowledge and in turn, just wanting to “transmit” knowledge. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Jociety Rocha Lopes Tenório.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons