Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56937

Compartilhe esta página

Título: A formação pedagógica voltada para uma educação étnico racial na Licenciatura em História: uma análise documental na Universidade Federal de Pernambuco
Autor(es): NASCIMENTO, Júlio César Garcia do
Palavras-chave: Currículo; Formação docente; Educação étnico-racial
Data do documento: 18-Jul-2024
Citação: NASCIMENTO, Júlio César. A formação pedagógica voltada para uma educação étnico racial na Licenciatura em História: uma análise documental na Universidade Federal de Pernambuco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este texto busca trazer uma análise comparativa entre o perfil curricular da licenciatura em História que está em vigor atualmente com o documento anterior que norteava o curso tendo por base a lei 11.645/08. Sendo um estudo de caráter qualitativo baseado em uma análise documental, apoia-se em uma discussão teórica sobre formação inicial de professores, currículo e educação étnico-racial para então apresentar o panorama da reforma curricular e, finalmente, analisar o projeto pedagógico atual bem como os dois perfis curriculares. O argumento central é de que é necessário que, quando se trata de um curso que pretende formar professores para a educação básica, tenha-se a preocupação de ofertar alternativas que propiciem uma base para que o professor, futuramente, tenha meios de atender as demandas sociais e culturais que se apresentam atualmente na escola, entre elas o ensino da história afro-brasileira e dos povos indígenas. Ao comparar os documentos vemos que houve um acréscimo de disciplinas obrigatórias e eletivas a fim de trazer as temáticas de raça e etnia para a licenciatura em História, por outro lado, é preciso salientar primeiramente que fica a critério do estudante cursar ou não essa ou aquela disciplina eletiva e que, apesar da clara importância que tem a base curricular em uma formação, as escolhas pedagógicas do docente determinaram como esse tipo de conteúdo será apresentado e discutido em sala de aula. Dessa forma, sugerimos como desdobramentos dessa pesquisa um estudo sobre práticas docentes nos cursos de História frente as questões étnico-raciais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56937
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Júlio César Garcia do Nascimento.pdf187,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons