Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56924

Comparte esta pagina

Título : Nutrição e plasticidade fenotípica : efeitos do tratamento crônico com diferentes doses de riboflavina sobre o desenvolvimento sensório-motor e somático em ratos neonatos
Autor : ARAÚJO, Eulália Rebeca da Silva
Palabras clave : Riboflavina; Sistema nervoso; Plasticidade do desenvolvimento; Período neonatal
Fecha de publicación : 24-may-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : ARAÚJO, Eulália Rebeca da Silva. Nutrição e plasticidade fenotípica: efeitos do tratamento crônico com diferentes doses de riboflavina sobre o desenvolvimento sensório-motor e somático em ratos neonatos. 2024. Dissertação (Mestrado em Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Este estudo avaliou os efeitos do tratamento crônico com diferentes doses de riboflavina (vitamina B2) sobre o desenvolvimento sensório-motor e somático e parâmetros neuromotores em ratos neonatos. 48 machos da linhagem Wistar foram distribuídos em quatro grupos experimentais: Controle (C, 0 mg/kg de B2), Riboflavina 1 (R1, 1 mg/kg de B2), Riboflavina 2 (R2, 10 mg/kg de B2) e Riboflavina 3 (R3, 100 mg/kg de B2). O tratamento em suas respectivas doses foi realizado por via subcutânea durante os dias P1 ao P21. Como resultados, os reflexos de recuperação de decúbito (p<0,0001), colocação pelas vibrissas (p<0,0001), aversão ao precipício (p<0,0001), geotaxia negativa (p<0,01) e queda livre (p<0,05) foram acelerados para os animais R3. Igual modo, a abertura ocular (p<0,01), a erupção dos incisivos superiores (p<0,01) e a erupção dos incisivos inferiores (p<0,05) foram mais precoces para o grupo R3. Com relação ao desenvolvimento físico, os animais R3 apresentaram menor ganho de peso corporal em comparação ao grupo controle (p<0,05). A marcha em CatWalk demonstrou números reduzidos de steps (p<0,05) e cadência (p<0,01) para os animais R3, que constituem parâmetros associados ao gasto de energia cinética. Ademais, em campo aberto, o grupo R3 apresentou menor gasto energético (J) (p<0,05). A força muscular mostrou-se padronizada para os grupos (p>0,05), assim justificando os achados relacionados ao peso dos tecidos, que foram padronizados para todos os animais. Todos os ratos tratados com diferentes doses de riboflavina apresentaram melhor coordenação motora e equilíbrio nas barras paralelas (R1 e R2: p<0,05; R3: p<0,01), mas apenas o grupo R3 apresentou aumento no índice hepatossomático, um indicador do conteúdo de glicogênio hepático. Nossos resultados sugerem que altas doses de riboflavina, durante o período neonatal, estimulam o desenvolvimento sensório-motor e somático e reduzem a energia investida no crescimento, ganho de peso corporal e gasto calórico durante a atividade.
Descripción : TOSCANO, Ana Elisa, também é conhecida em citações bibliográficas por: CASTRO, Ana Elisa Toscano Meneses da Silva.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56924
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Eulália Rebeca da Silva Araújo.pdf1,17 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons