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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5692
Title: Estudo de ruptura em aterros sobre solos moles aterro do galpão localizado na BR-101 - PE
Authors: Isabela Marques da Cunha Vieira Bello, Maria
Keywords: Aterro
Issue Date: 2004
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Isabela Marques da Cunha Vieira Bello, Maria; Quental Coutinho, Roberto. Estudo de ruptura em aterros sobre solos moles aterro do galpão localizado na BR-101 - PE. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Abstract: Esta dissertação apresenta um estudo da ruptura de um aterro sobre solos moles ocorrida em um galpão na BR-101- PE, a partir de dados obtidos na consultoria da empresa Gusmão Engenheiros Associados Ltda. Foi feita uma revisão da literatura referente aos mecanismos de estabilidade de aterros sobre solos moles, incluindo os diferentes métodos de cálculo do fator de segurança e instrumentação relativa ao controle da estabilidade. Foram analisados 14 considerações, sendo 07 com superfície circular e 07 situações admitindo-se superfície não-circular. Cálculos do fator de segurança também foram efetuados através de métodos expeditos. Em função da geometria do aterro observada após a ruptura, foi possível determinar pontos de prováveis passagem da superfície de ruptura. Assim, além da análise de estabilidade de projeto, também foi realizada a retroanálise. Estudos foram efetuados com a consideração de ocorrência de fissuramento no aterro, procurando simular melhor a ruptura ocorrida. Na avaliação da resistência não drenada do solo de fundação foram utilizados os resultados de ensaios de palheta de campo, considerando-se correção proposta por BJERRUM (1972). Os valores do índice de plasticidade utilizados nesta correção foram estimados a partir do perfil de umidade natural obtido no SPT e através da Carta de Plasticidade, utilizando informações do Banco de Dados das argilas moles do Recife. Os valores de resistência não drenada utilizados foram as médias de cada faixa de profundidade, sendo considerados constantes por faixa. Todos os métodos utilizados nessa dissertação indicaram a instabilidade do aterro, com fatores de segurança próximos de um na condição de construção. Isto comprova que a consideração de recomendações da literatura técnica incluindo procedimentos de investigação e de análise permitiria a execução de um projeto adequado. Vale destacar ainda, a realização do cálculo adicional para implantação de uma berma de equilíbrio, bem como a consideração do efeito tridimensional nas extremidades do aterro
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5692
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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