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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56912

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Título: Sequências didáticas à luz da teoria das situações didáticas : o caso de estudantes com TEA
Autor(es): NASCIMENTO, Edjane de Oliveira Silva
Palavras-chave: Autismo; Sequência didática; Matemática; Educação inclusiva
Data do documento: 17-Abr-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: NASCIMENTO, Edjane de Oliveira Silva. Sequências didáticas à luz da teoria das situações didáticas: o caso de estudantes com TEA. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: O principal interesse do presente trabalho foi investigar o processo de aprendizagem matemática de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de matemática, para isso, traçamos como objetivo principal a construção de sequências didáticas em matemática à luz da teoria das Situações Didáticas. Essa teoria foi desenvolvida por Brousseau, que foi nosso principal aporte teórico. Além desse, também utilizamos a teoria histórico-cultural desenvolvida por Vigotski. Para atender o objetivo principal estruturamos nosso trabalho no formato Multipaper, para isso desenvolvemos três artigos distintos. O primeiro desenvolveu um mapeamento de estudos científicos sobre sequências didáticas em matemática para estudantes com TEA, o segundo artigo fizemos a construção das sequências matemáticas pensadas para dois estudantes que forma os participantes da nossa pesquisa, e o terceiro artigo foi a aplicação das sequências, observando as condições e restrições dessas no processo de aprendizagem dos estudantes. Para isso, utilizamos caminhos metodológicos diversificados, os três artigos são do tipo qualitativo com abordagem exploratória. O primeiro foi uma pesquisa bibliográfica e os outros dois estudos de caso. Os dois últimos artigos foram desenvolvidos em uma escola pública municipal de tempo integral da cidade de Caruaru-PE. Os participantes da pesquisa foram dois alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental em séries distintas, ambos são diagnosticados com autismo por meio de laudo médico. Em nosso estudo, pudemos observar que as sequências didáticas foram benéficas quando pensadas e elaboradas atendendo alguns critérios como: linguagem acessível, atividades adequadas ao nível de conhecimento e habilidades do estudante, materiais manipuláveis, temas do interesse do estudante e proximidade com sujeito que ensina. Também pudemos observar a importância da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) tanto no processo de inclusão como de aprendizagem desses estudantes. O AEE representa um espaço potenciador das habilidades dos estudantes com deficiência.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56912
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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