Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5691
Título: Proposta de um modelo de gestão de SST para a CHESF
Autor(es): Mello, Sérgio Roberto Barros de Deus e
Palavras-chave: Segurança no trabalho;Gestão;Sistema de gestão;OHSAS 18001;NR-10.
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Roberto Barros de Deus e Mello, Sérgio; Dumke de Medeiros, Denise. Proposta de um modelo de gestão de SST para a CHESF. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: A introdução de novos produtos, novos equipamentos e de novas técnicas de trabalho nos processos industriais, conseqüência do significativo crescimento tecnológico ocorrido nas últimas décadas, acarreta uma série de problemas para as pessoas e para o meio ambiente. As estatísticas mundiais de acidentes no trabalho e principalmente grandes desastres levam as empresas a acreditarem que competitividade e lucro não são suficientes para a sobrevivência de uma organização no mercado. Assim sendo, elas também devem demonstrar atitudes éticas e responsáveis quanto à Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Para alcançar níveis de gerenciamento eficiente em SST as empresas devem desenvolver e implementar Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SGSST). Esta dissertação tem como objetivo propor alternativa de gerenciamento de SST para uma empresa do setor elétrico nacional, apresentando informações relevantes que podem ser utilizadas por qualquer organização durante o desenvolvimento e implementação de um SGSST. O resultado deste trabalho é apresentado na forma de um modelo de SGSST para a empresa estudada. A metodologia utilizada contempla várias etapas que vão desde a análise da situação atual do problema, ao projeto de implementação das mudanças. A implementação de SGSST traz melhorias significativas nas condições do ambiente de trabalho das empresas, principalmente quando acompanhada de uma efetiva mudança na cultura organizacional proveniente de uma ação contínua da empresa na busca do equilíbrio entre a gestão da produção e o homem
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5691
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7301_1.pdf1,38 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.