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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56904

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Título: Manifestações antidemocráticas durante a pandemia : uma análise crítica dos discursos do Jornal Nacional e do Jornal da Record
Autor(es): LAPENDA, Marya Edwarda Souza
Palavras-chave: Telejornalismo; Objetividade jornalística; Manifestações antidemocráticas; Análise Crítica do Discurso; Discurso midiático
Data do documento: 22-Set-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LAPENDA, Marya Edwarda Souza. Manifestações antidemocráticas durante a pandemia: uma análise crítica dos discursos do Jornal Nacional e do Jornal da Record. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Esta pesquisa analisou os enquadramentos dados pelos dois principais telejornais brasileiros, Jornal Nacional e Jornal da Record, em relação ao fenômeno das manifestações antidemocráticas, durante o período mais crítico da pandemia, que levantaram questões controversas para o governo por causa das reivindicações de fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal. A expectativa de que as reportagens analisadas permitissem a avaliação sobre a forma em que o discurso do JN e do JR enquadraram as manifestações foi atingida, com a constatação dos discursos como ‘manifestações antidemocráticas’, no caso da Globo, ou ao contrário, como manifestações de apoio ao governo, ao considerar os posicionamentos antidemocráticos um exercício da liberdade de expressão, no caso da Record, incorrendo em silenciamento e naturalização da problematização sobre o Estado de Direito Democrático. Esta discussão pretende questionar a necessidade do jornalismo se posicionar diante de situações de crise da democracia e risco para as instituições do Estado de Direito. Por isso, utilizamos a Teoria Social do Discurso ou Análise Crítica do Discurso de Norman Fairclough, especialmente os conceitos intertextualidade e modalização, e também as contribuições de Jacqueline Authier-Revuz, através das ferramentas metodológicas que a autora fornece sobre a representação do discurso do outro.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56904
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

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