Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56902

Comparte esta pagina

Título : Percurso, crítica e diálogos : Sérgio Ferro em A Casa Popular
Autor : SANTOS, Alana Souza
Palabras clave : Sérgio Ferro; A Casa Popular; Popular
Fecha de publicación : 6-dic-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SANTOS, Alana Souza. Percurso, crítica e diálogos: Sérgio Ferro em A Casa Popular. 2023. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Tendo por muitos anos conciliado sua produção prática enquanto arquiteto com a artística e a docência, Sérgio Ferro percorreu um trajeto que o levou a escrever o texto foco desta pesquisa, intitulado como A Casa Popular, escrito no ano de 1969 e publicado em 1972 pelo GFAU. Esta dissertação investiga as aproximações e diálogos que Ferro desenvolveu para escrever o referido texto. A fim de desenvolver as nuances do popular para Sérgio Ferro, adentramos em compreender como se deu a trajetória do autor destacando os principais caminhos para a construção de A Casa Popular, percorrendo sua carreira docente e intelectual, desde sua contribuição à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos (FAUS), até sua participação nas Bienais de Arte de São Paulo. Com isso, a pesquisa parte para a análise minuciosa do texto com o objetivo de compreender a escrita de A Casa Popular articulada ao momento em que o texto foi escrito, destacando as nuances do popular, as principais ideias, concordâncias, contradições e relações mantidas por Ferro no final da década de 1960 e início da década de 1970.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56902
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Alana Souza Santos.pdf3,19 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons