Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56899
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SABBATINI, Marcelo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Pedro José Florencio da | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-23T12:48:04Z | - |
dc.date.available | 2024-07-23T12:48:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Pedro José Florencio da. Avaliação da integração tecnológica na formação inicial de professores de matemática à luz da TPACK. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56899 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa participante tem como objetivo compreender os conhecimentos tecnológicos e pedagógicos do conteúdo (TPACK) mobilizados por professores de matemática em formação inicial ao elaborarem Planos de unidades de ensino sobre o Plano Cartesiano, associando os vértices de um polígono a pares ordenados, no contexto do LEM Virtual. Os instrumentos de produção de informações utilizados para compor esta pesquisa foram o grupo focal, planos de unidade e entrevistas semiestruturadas. Todos os dados coletados foram codificados segundo os ciclos de codificação de Saldaña (2013), produzindo assim informações importantes para este trabalho. Este estudo de dissertação reflete profundamente não apenas minha trajetória pessoal, mas também minha pesquisa acadêmica, ambos influenciados por experiências formativas que têm moldado minha perspectiva de mundo. Estas experiências têm fortalecido minha paixão pela tecnologia e meu compromisso com o avanço do conhecimento em Educação Matemática, destacando a importância da integração eficaz de tecnologia e pedagogia no ensino de matemática na formação inicial de professores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Avaliação da integração tecnológica na formação inicial de professores de matemática à luz da TPACK | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1706919024536997 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1924207127592816 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This participatory research aims to understand the technological and pedagogical content knowledge (TPACK) utilized by pre-service mathematics teachers when developing teaching units on the Cartesian Plane, specifically linking polygon vertices to ordered pairs, within the context of the Virtual LEM. Data collection instruments included focus groups, unit plans, and semi-structured interviews. All collected data were coded using Saldaña's (2013) coding cycles, yielding significant insights for this study. This dissertation deeply reflects not only my personal journey but also my academic research, both influenced by formative experiences that have shaped my worldview. These experiences have strengthened my passion for technology and my commitment to advancing knowledge in Mathematics Education, underscoring the importance of effectively integrating technology and pedagogy in the initial training of teachers in mathematics. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Pedro José Florencio da Silva.pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons