Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56899

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSABBATINI, Marcelo-
dc.contributor.authorSILVA, Pedro José Florencio da-
dc.date.accessioned2024-07-23T12:48:04Z-
dc.date.available2024-07-23T12:48:04Z-
dc.date.issued2024-04-29-
dc.identifier.citationSILVA, Pedro José Florencio da. Avaliação da integração tecnológica na formação inicial de professores de matemática à luz da TPACK. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56899-
dc.description.abstractEsta pesquisa participante tem como objetivo compreender os conhecimentos tecnológicos e pedagógicos do conteúdo (TPACK) mobilizados por professores de matemática em formação inicial ao elaborarem Planos de unidades de ensino sobre o Plano Cartesiano, associando os vértices de um polígono a pares ordenados, no contexto do LEM Virtual. Os instrumentos de produção de informações utilizados para compor esta pesquisa foram o grupo focal, planos de unidade e entrevistas semiestruturadas. Todos os dados coletados foram codificados segundo os ciclos de codificação de Saldaña (2013), produzindo assim informações importantes para este trabalho. Este estudo de dissertação reflete profundamente não apenas minha trajetória pessoal, mas também minha pesquisa acadêmica, ambos influenciados por experiências formativas que têm moldado minha perspectiva de mundo. Estas experiências têm fortalecido minha paixão pela tecnologia e meu compromisso com o avanço do conhecimento em Educação Matemática, destacando a importância da integração eficaz de tecnologia e pedagogia no ensino de matemática na formação inicial de professores.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleAvaliação da integração tecnológica na formação inicial de professores de matemática à luz da TPACKpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1706919024536997pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1924207127592816pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis participatory research aims to understand the technological and pedagogical content knowledge (TPACK) utilized by pre-service mathematics teachers when developing teaching units on the Cartesian Plane, specifically linking polygon vertices to ordered pairs, within the context of the Virtual LEM. Data collection instruments included focus groups, unit plans, and semi-structured interviews. All collected data were coded using Saldaña's (2013) coding cycles, yielding significant insights for this study. This dissertation deeply reflects not only my personal journey but also my academic research, both influenced by formative experiences that have shaped my worldview. These experiences have strengthened my passion for technology and my commitment to advancing knowledge in Mathematics Education, underscoring the importance of effectively integrating technology and pedagogy in the initial training of teachers in mathematics.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Pedro José Florencio da Silva.pdf1,66 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons