Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56879
Compartilhe esta página
Título: | Expressões Numéricas no Ensino Fundamental : uma Análise das Pesquisas Brasileiras (2013-2022) à Luz da Teoria dos Campos Conceituais |
Autor(es): | SOARES, Eduarda Parente |
Palavras-chave: | Expressões numéricas; Estruturas aditivas; Estruturas multiplicativas; Ensino fundamental |
Data do documento: | 4-Out-2023 |
Citação: | Soares, Eduarda Parente. Expressões Numéricas no Ensino Fundamental: uma Análise das Pesquisas Brasileiras (2013-2022) à Luz da Teoria dos Campos Conceituais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023 |
Abstract: | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar e discutir pesquisas recentes sobre expressões numéricas no Brasil, entre 2013-2023, analisando as temáticas mais estudadas em resolução de problemas com estruturas aditivas e multiplicativas. Foram encontradas treze (13) teses e dissertações que abordam o tema, mas apenas cinco (5) foram selecionadas para análise, por se enquadrarem nos critérios desta pesquisa. A partir da revisão bibliográfica e da análise dos trabalhos selecionados, foi possível identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes na compreensão de expressões numéricas, bem como as estratégias pedagógicas que podem ser utilizadas pelos professores para ajudá-los a superar essas dificuldades. Além disso, a Teoria dos Campos Conceituais se mostrou uma ferramenta útil para compreender o processo de aprendizagem de expressões numéricas pelos estudantes. Com base nos resultados obtidos, é possível concluir que o ensino de expressões numéricas deve ser contextualizado e alinhado às necessidades dos estudantes, permitindo que eles desenvolvam habilidades matemáticas importantes para a vida. Palavras-chave: Expressões numéricas. Estruturas aditivas. Estruturas multiplicativas. Ensino Fundamental. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56879 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
organized.pdf | 328,43 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons