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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56874

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Thiago Rodrigo Fernandes da Silva-
dc.contributor.authorLIMA, Ana Vitória Oliveira Ferreira de-
dc.contributor.authorSIMÕES, Gisele da Costa-
dc.date.accessioned2024-07-22T19:46:25Z-
dc.date.available2024-07-22T19:46:25Z-
dc.date.issued2024-03-11-
dc.date.submitted2024-07-19-
dc.identifier.citationLIMA, Ana Vitória Oliveira Ferreira de. SIMÕES, Gisele da Costa. Mecanismos de fortalecimento da democracia na gestão escolar: possibilidades construídas em um Centro Municipal de Educação Infantil. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56874-
dc.description.abstractA investigação que deu origem ao presente texto foi motivada pela necessidade de compreender como as ações da gestão escolar, relacionadas ao planejamento participativo, podem servir como mecanismos democratizadores. Para tanto, as pesquisadoras elegeram como campo de pesquisa o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professor Paulo Rosas, localizado em Recife-PE. Ressalta-se que o referido CMEI tem vínculo com a Universidade Federal de Pernambuco, sendo o único em Pernambuco nesta condição – o que o torna um caso singular e um referencial de ações no âmbito da formação de professores para Educação Infantil no estado. A pesquisa baseia-se em uma abordagem qualitativa, utilizando procedimentos de estudo de caso e análise documental. Ademais, os dados também foram coletados por meio de observações e entrevistas semiestruturadas junto a representantes da comunidade escolar. Os principais resultados demonstraram que o referido CMEI tem promovido um ambiente educacional democrático e participativo, pelo fato de a gestão ter como ponto de partida o Projeto Político Pedagógico (PPP) para a construção coletiva e colaborativa de suas ações, possibilitando que os diversos segmentos da comunidade escolar contribuam de forma significativa nos momentos de observação e reestruturação das mesmas. Evidenciou-se, ainda, que o PPP é o instrumento que norteia a dinâmica educacional e as práticas pedagógicas que ocorrem na instituição. No arremate, a pesquisa constata que na primeira etapa da Educação Básica o PPP pode servir de base para a garantia do direito à educação pública com gestão pública, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCentro Municipal de Educação Infantilpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectPlanejamento participativopt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.titleMecanismos de fortalecimento da democracia na gestão escolar : possibilidades construídas em um Centro Municipal de Educação Infantilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/1760944544357959pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4753201283196524pt_BR
dc.description.abstractxThe investigation that gave rise to this text was motivated by the need to understand how school management actions, related to participatory planning, can serve as democratizing mechanisms. To this end, the researchers chose the Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI) Professor Paulo Rosas, located in Recife-PE, as their research field. It is noteworthy that the aforementioned CMEI is linked to the Federal University of Pernambuco, being the only one in Pernambuco in this condition – which makes it a unique case and a reference for actions within the scope of teacher training for Early Childhood Education in the state. The research is based on a qualitative approach, using case study procedures and document analysis. Furthermore, data were also collected through observations and semi-structured interviews with representatives of the school community. The main results demonstrated that the aforementioned CMEI has promoted a democratic and participatory educational environment, due to the fact that management has as its starting point the Political Pedagogical Project (PPP) for the collective and collaborative construction of its actions, enabling the various segments of the school community contribute significantly in moments of observation and restructuring. It was also evident that the PPP is the instrument that guides the educational dynamics and pedagogical practices that occur in the institution. Finally, the research finds that in the first stage of Basic Education, the PPP can serve as a basis for guaranteeing the right to public education with public management, free, democratic and of socially referenced quality.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0009-7936-3560pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0003-4194-6847pt_BR
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