Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56866

Share on

Title: Calendário Eleitoral e Comunicação Política: uma análise dos discursos dos Deputados Federais nos anos de 2021 e 2022
Authors: BARRÊTO, Júlia Nascimento
Keywords: Texto como dado; Eleições; Comunicação Política; Discurso; Câmara dos Deputados
Issue Date: 19-Mar-2024
Citation: BARRÊTO, Júlia Nascimento. Calendário Eleitoral e Comunicação Política: uma análise dos discursos dos deputados federais nos anos de 2021 e 2022. 2024. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência Política, Departamento de Ciência Política, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Quais os principais temas expressos nos discursos proferidos na Câmara dos Deputados em anos eleitorais e não eleitorais? Utilizando a abordagem do texto como dado, este trabalho verifica a hipótese de que os assuntos dos discursos variam conforme o ano seja ou não eleitoral. Tomando como base que a comunicação política exerce um importante papel na construção da estratégia de campanha e que os espaços dedicados às falas dos parlamentares são livres dos constrangimentos do processo decisório, argumenta-se que os temas irão variar. O intervalo dos dados utilizados são dos anos 2021 e 2022 visto que este último ano foi o que teve a eleição de cunho federal. Como resultado, foi observado que a maior parte dos temas presentes nos discursos em 2021 permaneceu a mesma em 2022, mudando apenas a prevalência deles. Além disso, os deputados discursaram menos no ano eleitoral quando comparado ao ano não eleitoral, mesmo aqueles que concorreram à reeleição. Este trabalho contribui não só para a agenda de pesquisa que utiliza a abordagem do texto como dado como também para os estudos sobre eleições e comunicação política.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56866
Appears in Collections:(TCC) - Ciência Política (Relações Internacionais)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Júlia Barrêto.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons