Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56855

Compartilhe esta página

Título: Sensoriamento remoto aplicado na geoespacialização de áreas hídricas e verdes no eixo Norte do PISF em Pernambuco
Autor(es): SILVA, Wagner Filipe
Palavras-chave: Gestão e regulação de recursos hídricos; Geoprocessamento; Recursos hídricos; Fiscalização
Data do documento: 26-Jan-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Wagner Filipe. Sensoriamento remoto aplicado na geoespacialização de áreas hídricas e verdes no eixo Norte do PISF em Pernambuco. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A seca no Semiárido brasileiro é um problema que atravessa gerações de sertanejos. O Projeto de Integração do São Francisco (PISF) vem somando esforços no intuito de atenuar a situação e melhorar a qualidade de vida da população. Mas para isso é necessário o pleno funcionamento dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos para garantir a gestão do recurso hídrico. E quando se falam das águas do PISF, a fiscalização e a outorga devem regular efetivamente o uso para garantir que a água percorra todos os quilômetros do canal e chegue também ao destino final. As técnicas de Sensoriamento Remoto (SR) são de fundamental importância para o monitoramento, fiscalização e análise dos recursos hídricos e vegetais. Nesse cenário, o presente trabalho teve o objetivo de identificar áreas hídricas e vegetadas ao longo do eixo norte do canal do PISF no município de Salgueiro e Verdejante - PE utilizando a ferramenta de SR e ser subsídio aos órgãos fiscais no cadastramento de usuários que utilizam os recursos hídricos. Para o estudo utilizou-se dados pluviométricos da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) e imagem do sensor OLI do satélite Landsat8 disponibilizados pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) para realizar comparações entre os anos de 2013 a 2021 (períodos antes e após o funcionamento do canal), através de índices espectrais de água: Modified Normalized Difference Water Index (MNDWI) e o de vegetação: Normalized Difference Vegetation Index (NDVI). Os resultados obtidos, mostraram a existência de água em reservatórios, onde foram detectados através do pixel representado ao longo do trecho estudado na comparação das imagens de anos diferentes. As análises realizadas contribuem para uma melhor interpretação acerca da distribuição espaço-temporal da superfície bem como auxílio para uma melhor gestão do recurso hídrico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56855
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROF – Água)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Wagner Filipe Silva.pdf3,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons