Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56854

Comparte esta pagina

Título : Diagnósticos dos riscos contábeis, financeiros e tributário/fiscais com microempreendedores individuais: um estudo no bairro de Dois Unidos/PE
Autor : SILVA NETO, Waltércio Nunes da
Palabras clave : Gerenciamento de Riscos; Microempreendedor Individual; Diagnóstico de gestão; Contabilidade
Fecha de publicación : 20-mar-2024
Citación : SILVA NETO, Waltércio Nunes da. Diagnóstico dos riscos contábeis, financeiros e tributários/fiscais com microempreendedores individuais: um estudo no bairro de Dois Unidos/PE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O presente estudo buscou diagnosticar possíveis riscos no gerenciamento contábil, financeiro e tributário/fiscal, junto a Microempreendedores Individuais no bairro de Dois Unidos, Recife. Com isso, foi realizado uma pesquisa de campo qualitativa, utilizando-se da ferramenta “Termômetro da Gestão” que tem por objetivo identificar possíveis riscos contábeis, financeiros e tributários aplicado para Pequenos Empreendedores”, de Ferreira et al. (2023). Além disso, de maneira metodológica descritiva, fez-se o uso de questionário para descobrir características sobre os empreendedores, com a intenção de observar o comportamento de características como: escolaridade, idade, tempo na função, e outras particularidades. Com os resultados obtidos, o estudo buscou confrontar esses dados de diferentes metodologias, afim de observar o comportamento e as possíveis influências que as características pessoais poderiam fazer frente aos resultados obtidos com a aplicação da ferramenta de gestão. A partir da coleta de dados, constatou-se que, apesar das dificuldades, a maioria dos microempreendedores conseguiu alcançar um diagnóstico “regular” (faixa de 51% a 75% de gerenciamento), o que é um nível aceitável de gerenciamento. Contudo, é válido, também, observar os dados de maneira detalhada, e se possível perceber as falhas nas práticas e possíveis riscos que a não execução delas podem gerar à empresa. Por fim, descobriu-se que, de maneira geral, há um padrão de quantidade, de maneira que as categorias que recebiam mais respostas estavam atreladas, como quando da escolaridade “ensino médio completo e diagnóstico “regular”, que foram maioria. Além de que, com as respostas detalhadas da ferramenta, foi possível notar onde estava o problema de gestão que afetou os microempreendedores e os levou a situação cadastral de inaptidão de registro. O estudo contribui, de forma empírica, com a formulação de base de dados e produção de informações sobre microempreendedores que estão distantes dos grandes centros comerciais e, com isso, voltar o olhar das autoridades para o empreendedorismo descentralizado.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56854
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC WALTÉRCIO NUNES DA SILVA NETO.pdf1,18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons