Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56829
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BRANCO, Maria de Fátima Ferrão Castelo | - |
dc.contributor.author | PIMENTEL, Deysielen Stefane Alves | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-22T12:28:43Z | - |
dc.date.available | 2024-07-22T12:28:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-19 | - |
dc.identifier.citation | PIMENTEL, Deysielen Stefane Alves. O Brincar como Meio de Desenvolver as Habilidades da Criança com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão bibliográfica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56829 | - |
dc.description.abstract | O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição clínica que afeta o desenvolvimento neuropsicomotor, nesse caso, ferramentas como o brincar são de grande relevância. Desta maneira, este estudo objetiva identificar o ato de brincar como ferramenta para o desenvolvimento do indivíduo com o espectro. E para isto, utilizou-se como método uma revisão bibliográfica com busca por descritores em saúde em bases de dados eletrônicas, tais como Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Encontrou-se uma amostra literária de 10 artigos científicos que demonstram que o brincar é um importante instrumento de intervenção para crianças com transtorno do espectro autista, pois, auxilia no desenvolvimento de diversos aspectos dentro da singularidade de cada indivíduo. Conclui-se assim que, a temática é de relevância e que o brincar é essencial para o desenvolvimento da criança. | pt_BR |
dc.format.extent | 12p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.title | O brincar como meio de desenvolver as habilidades da criança com transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3543373456171459 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6974846950771267 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Autism Spectrum Disorder (ASD) is a clinical condition that affects neuropsychomotor development, in this case, tools such as playing are of great relevance. In this way, this study aims to identify the act of playing as a tool for the development of individuals with the spectrum. And for this, a bibliographic review was used as a method with a search for health descriptors in electronic databases, such as Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Virtual Health Library (VHL). A literary sample of 10 scientific articles was found that demonstrate that playing is an important intervention tool for children with autism spectrum disorder, as it helps in the development of different aspects within the uniqueness of each individual. It is therefore concluded that the theme is relevant and that playing is essential for the child's development. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-3870-3671 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Terapia Ocupacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - pronto.pdf | 158,25 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons