Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56809

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Álvaro Pereira de-
dc.contributor.authorSILVA, Renata Cleice Martin da-
dc.date.accessioned2024-07-19T17:37:53Z-
dc.date.available2024-07-19T17:37:53Z-
dc.date.issued2024-03-13-
dc.date.submitted2024-03-21-
dc.identifier.citationSILVA, Renata Cleice Martin da. Estudo sobre o impacto do uso de tecnologias da informação e comunicação no processo de aprendizagem de estudantes do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56809-
dc.description.abstractO estudo busca compreender o impacto do uso de tecnologias de informação e comunicação no processo de aprendizagem dos alunos do curso de graduação presencial em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco, ressaltando a importância dessas tecnologias na educação, analisando seus efeitos na motivação e engajamento dos alunos, além de seus desempenhos acadêmicos. Além do referencial teórico, a pesquisa utilizou dados coletados com uma parcela de alunos dos diversos períodos do curso de graduação presencial. Ademais, considerou como o currículo acadêmico está sendo preparado para formar profissionais capazes de lidar com os desafios da era digital. Utilizada a metodologia predominantemente qualitativa e contextual, objetivos de natureza exploratória, com foco na análise dos dados coletados dos estudantes na pesquisa de campo realizada com a ferramenta “Google forms", por meio de um formulário online com 15 perguntas obrigatórias e objetivas, e mais uma pergunta opcional, a qual os participantes puderam dar sugestões. Ao todo, 88 dos 736 alunos matriculados em diversos períodos se disponibilizaram a responder. Frente à análise dos dados coletados, os resultados indicaram que o uso de maneira adequada dessas tecnologias pode aprimorar e colaborar significativamente com o processo de aprendizagem, oferecendo maior acesso às informações e recursos para absorção de conteúdo e interação com professores. Ainda, os dados coletados mostraram que os participantes têm uma percepção positiva quanto ao impacto e eficácia do uso de TICs no processo de aprendizagem. Por outro lado, os resultados ressaltam a insatisfação dos discentes no que diz respeito à falta de uso de TICs, bem como softwares contábeis, em disciplinas práticas e nas aulas de forma geral, concluindo que tanto a UFPE quanto o CCSA não estão fornecendo os recursos adequados nem preparando os futuros contadores para utilizarem Tecnologias da Informação e Comunicação durante sua formação acadêmica e em suas carreiras profissionais.pt_BR
dc.format.extent62pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologias da informaçãopt_BR
dc.subjectProcesso de aprendizagempt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.titleEstudo sobre o impacto do uso de tecnologias da informação e comunicação no processo de aprendizagem de estudantes do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1325837316929335pt_BR
dc.description.abstractxThe study seeks to understand the impact of the use of information and communication technologies on the learning process of students in the face-to-face undergraduate course in Accounting Sciences at the Federal University of Pernambuco, highlighting the importance of these technologies in education, analyzing their effects on motivation and engagement of students. students, in addition to their academic performance. In addition to the theoretical framework, the research used data collected from a number of students from different periods of the in-person undergraduate course. Furthermore, it considered how the academic curriculum is being prepared to train professionals capable of dealing with the challenges of the digital era. Predominantly qualitative and contextual methodology was used, objectives of an exploratory nature, focusing on the analysis of data collected from students in field research carried out with the “Google forms” tool, through an online form with 15 mandatory and objective questions, and more an optional question, which participants were able to make suggestions. In total, 88 of the 736 students enrolled in different periods were willing to answer. In view of the analysis of the data collected, the results indicated that the appropriate use of these technologies can improve and collaborate significantly with the learning process, offering greater access to information and resources for absorbing content and interacting with teachers. Furthermore, the data collected showed that participants have a positive perception regarding the impact and effectiveness of using ICTs in the learning process. On the other hand, the results highlight the dissatisfaction of students with regard to the lack of use of ICTs, as well as accounting software, in practical subjects and in classes in general, concluding that both UFPE and CCSA are not providing the resources nor preparing future accountants to use Information and Communication Technologies during their academic training and in their professional careers.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC RENATA CLEICE MARTIN DA SILVA.Pdf.pdf4,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons