Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56782

Share on

Title: Ensaios Metabonômicos para avaliação prognóstica de pacientes submetidos à Varicocelectomia visando melhora dos parâmetros seminais
Authors: SALLES, Estefane Cunha Santos
Keywords: RMN de ¹H; Metabonômica; Infertilidade; Varicocelectomia; Sangue
Issue Date: 23-Oct-2023
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SALLES, Estefane Cunha Santos. Ensaios Metabonômicos para avaliação prognóstica de pacientes submetidos à Varicocelectomia visando melhora dos parâmetros seminais. 2023. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A infertilidade é uma patologia congruente ao sistema reprodutor e estudos apontam que cerca de 1/5 dos casais apresentam este tipo de disfunção. No estudo em questão, o foco está relacionado ao sexo masculino, uma vez que pesquisas correlacionam a infertilidade masculina à varicocele, pois, sabe-se que esta pode causar danos ao bom funcionamento do testículo e à espermatogênese, alterando os parâmetros espermáticos do indivíduo. Todavia, não é possível concluir que a infertilidade, na presença de varicocele, tenha esta última como causa. Mas, a varicocelectomia é uma alternativa para melhorar os parâmetros seminais e aumentar a probabilidade de gravidez do casal. No entanto, há um número expressivo de casos em que o a melhora dos parâmetros seminais pós-varicocelectomia não é observada e, portanto, prever o desfecho da cirurgia, no tocante aos parâmetros seminais, é um desafio. Neste estudo, usamos a metabonômica baseada em RMN como ferramenta de avaliação para prever os efeitos da varicocelectomia nos parâmetros seminais de pacientes diagnosticados com infertilidade masculina. Este estudo visa construir modelos metabonômicos capazes de predizer a melhora dos parâmetros seminais, a partir dos espectros de RMN de 1H do soro sanguíneo de pacientes submetidos à varicocelectomia. Foram incluídos no estudo, trinta e dois voluntários diagnosticados com varicocele e infertilidade, sendo que dezessete apresentaram melhora dos parâmetros seminais pós-cirurgia. Todos os voluntários foram submetidos à microcirurgia de varicocelectomia e tiveram uma análise padrão de sêmen e determinação dos níveis séricos de hormônios sexuais. Os espectros de RMN de 1H do soro sanguíneo coletado antes da intervenção cirúrgica foram adquiridos usando o espectrômetro VNMRS400 operando a 400 MHz. Os dados espectrais foram processados usando o MetaboAnalyst para construção dos modelos da análise exploratória através da Análise de Componentes Principais (PCA) e análise classificatória como a Análise Discriminante por Mínimos Quadrados Parciais (PLS- DA) e Análise Discriminante por Projeções Ortogonais à estrutura latente (OPLS-DA) e utilizando software Statistica 12.0 para construção do modelo metabonômico a partir da Análise Discriminante Linear (LDA).Como resposta ao estudo, o modelo LDA apresentou os melhores resultados e foram construídas funções discriminantes a partir da seleção de cinco variáveis espectrais – δ (ppm) 0,85; 1,25; 2,09; 2,57 e 2,61.O modelo metabonômico apresentou 84,4% de exatidão, 88,2% de sensibilidade e 80,0% de especificidade, após validação cruzada total (LOOCV).Esses resultados indicam que a metabonômica baseada em RMN tem potencial para ser usada como ferramenta prognóstica para alterações dos parâmetros seminais após varicocelectomia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56782
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Estefane Cunha Santos Salles.pdf1,83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons