Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56757

Compartilhe esta página

Título: Efeitos do resveratrol sobre a atividade locomotora e morfometria do músculo tríceps sural em prole de ratos submetidos a dieta obesogênica materna
Autor(es): SOUZA, Jackson Nascimento de
Palavras-chave: Nutrição; Plasticidade Fenotípica; Atividade locomotora; Dieta obesogênica; Resveratrol
Data do documento: 19-Mar-2024
Citação: SOUZA, Jackson Nascimento de. Efeitos do resveratrol sobre a atividade locomotora e morfometria do músculo tríceps sural em prole de ratos submetidos a dieta obesogênica materna. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Objetivo: Investigar os efeitos do resveratrol (RSV) sobre o peso corporal, atividade locomotora e a morfometria do músculo tríceps sural em prole de ratos submetida à dieta obesogênica materna. Métodos: De uma semana antes do acasalamento até o final da lactação (21º DPN), as ratas Wistar receberam dieta controle ou dieta hiperlipídica/hipercalórica (DHH), além de leite condensado, oferecido em bebedouros usuais ad libitum (adaptado de FERRO CAVALCANTE et al. 2013). Após o nascimento da prole, foram formados randomicamente 3 subgrupos experimentais, conforme dieta e intervenção farmacológica: Subgrupo Dieta Controle (C, n=3 ninhadas); Subgrupo Dieta Obesogênica (GO, n=3 ninhadas); Subgrupo Dieta Obesogênica + RSV (GO-R, n= 3 ninhadas). A intervenção com RSV ocorreu do 1o ao 21o dia pós-natal (DPN), a avaliação da atividade locomotora foi realizada aos 50 dias de vida a partir do Teste de Campo Aberto (TCA) e, após a eutanásia aos 60 DPN, os músculos tríceps sural direitos foram retirados e armazenados para processamento histológico e coloração do Hematoxilina-Eosina (HE). Resultados: Em relação ao peso corporal não foi identificada interação entre os grupos experimentais nem diferenças entre os grupos experimentais. O TCA não identificou diferenças quanto à distância percorrida nem à velocidade média da prole. Em relação ao tempo no centro do campo aberto, tanto o GO quanto o GO-R apresentaram maior tempo no centro do campo aberto que o GC. Já na periferia do campo aberto, o tempo gasto nesta área foi menor nos GO e GO-R que no GC. Houve redução da área de fibras musculares do GO em relação ao GC e aumento do GO-R em relação ao GO. Conclusão: O RSV não apresentou influência no peso corporal, contudo demonstrou agir sobre o comportamento locomotor, aumentando o tempo do GO-R no centro quando comparado ao GO. Além disso, o polifenol foi associado à recuperação da área das fibras do músculo tríceps sural da prole submetida à dieta obesogênica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56757
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jackson Nascimento de Souza.pdf
  Item embargado até 2026-07-19
838,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons