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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56747
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Título : | ESPACIALIZAÇÃO DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA CAATINGA: diagnóstico das informações gerais |
Autor : | NEVES, Pablo Guilherme de Melo |
Palabras clave : | Unidade de Conservação; Plano de Manejo; Caatinga |
Fecha de publicación : | 27-sep-2023 |
Citación : | NEVES, Pablo Guilherme de Melo. ESPACIALIZAÇÃO DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA CAATINGA: diagnóstico das informações gerais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | Inserida no contexto das florestas secas, a Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro que cobre aproximadamente 11% do território nacional, apresentando grande biodiversidade e importância ecológica e que vem sofrendo, ao longo dos anos, com processos degradantes. Nesse contexto, as Áreas Protegidas, que no Brasil se configuram nas Unidades de Conservação, surgem como espaços de conservação e preservação fundamentais para resguardar esse bioma. O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) normatiza e gere esses espaços a partir de diferentes grupos e categorias, a depender do objetivo de cada unidade. O Plano de Manejo é documento fundamental, exigido por lei, para a gestão adequada das Unidades de Conservação. Através de informações do Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC) divulgados em julho de 2022 e dados georreferenciados, foi possível verificar o status da existência desses importantes documentos e mapear as Unidades de Conservação que abrangem a Caatinga de acordo com a existência ou não dos Planos de Manejo, além de entender sua evolução ao longo dos anos. Das 234 UCs consideradas apenas 27 possuem Plano de Manejo (11,35%). Com a espacialização realizada, pôde-se observar que a maioria das unidades de grande abrangência territorial estão dentre as que não o possuem, com destaque negativo para as unidades na zona de transição para o Cerrado ao norte de Minas Gerais. Por fim, destacou-se a dimensão educativa das Unidades de Conservação, tendo como base a Educação Ambiental, um Tema Contemporâneo Transversal, possibilitando aplicação de metodologias, como o Estudo do Meio, seja em meio formal ou não-formal. |
Descripción : | 9 |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56747 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
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