Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56729

Compartilhe esta página

Título: E os pequeninos, senhor? Inocência e culpa na Pastoral Educativa
Autor(es): CORAZZA, Sandra Mara
Palavras-chave: Educação e religião
Data do documento: Jan-2000
Citação: CORAZZA, Sandra Mara. E os pequeninos, senhor? Inocência e culpa na Pastoral Educativa. Educação e Realidade, n.25, jan/jun, 2000. p. 59-92
Abstract: E os pequeninos, Senhor? Inocência e culpa na Pastoral Educativa. A partir das palavras de Jesus, no Evangelho de São Marcos, e as iniciais de Comenius, na Didactica Magna, realizo uma análise interdiscursiva, ao modo de Foucault, para responder à questão E os pequeninos, Senhor? Inscrevo tais positividades em uma mesma série histórica, por encontrar a constância enunciativa do infantil, girando sobre dois eixos: o de sua inocência e o da culpa efetiva. Argumento que assim se constituiu o jogo de poder-verdade-subjetividade de nossa Pastoral Educativa. Pastoral que acontece com uma escatologia messiânica ao fundo, no sistema de uma Santa Aliança, para realizar o advento da Terra Prometida: a do Sujeito-Verdadeiro -função-lugar de linguagem que, na analítica da finitude moderna, se autorizará a tomar o lugar de Deus.
Descrição: O texto não apresenta notas de rodapé
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56729
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CORAZZA. E os Pequeninos, Senhor_ p.59-92.pdf
  Acesso restrito
240,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.