Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56709

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALBUQUERQUE, Raquel Costa-
dc.contributor.authorSANTOS, Maria Eduarda Neves Santos-
dc.date.accessioned2024-07-17T13:43:25Z-
dc.date.available2024-07-17T13:43:25Z-
dc.date.issued2024-03-18-
dc.date.submitted2024-05-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Eduarda Neves. Desempenho e Papel Ocupacional de mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56709-
dc.description.abstractIntrodução: As demandas clínicas e de cuidado de crianças com Transtorno do Espectro Autista podem modificar a rotina familiar. Comumente a rotina das mães são mais afetadas, por motivos históricos e culturais, acabam comprometendo seu desempenho ocupacional e havendo sobrecarga de papéis ocupacionais. Objetivo: Avaliar os papéis ocupacionais e verificar a autopercepção sobre o desempenho ocupacional de mães de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. Procedimentos metodológicos: Foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva, tipo transversal. Participaram do estudo 14 mães de crianças com autismo, que responderam um questionário sobre dados pessoais e socioeconômicos; a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) e a Lista de Identificação de Papéis Ocupacionais. Resultados: A maioria das mães se considerava cuidadora principal do seu filho (a), 50% delas deixou de trabalhar em emprego fixo devido aos cuidados com a criança. Perceberam-se dificuldades no desempenho ocupacional na área do autocuidado, 50% das mães não desempenhavam o papel de passatempo/amador no presente, sendo que 42,8% destas o realizaram no passado. Conclusão: As mães de crianças que participaram do estudo apresentaram mudanças nos papéis ocupacionais e no desempenho ocupacional das atividades após o nascimento do filho (a) com TEA, sobretudo, relacionados a produtividade, autocuidado e lazer.pt_BR
dc.format.extent13p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise e desempenho de tarefaspt_BR
dc.subjectPapel (figurativo)pt_BR
dc.subjectMãespt_BR
dc.subjectTranstorno autísticopt_BR
dc.subjectTerapia Ocupacionalpt_BR
dc.titleDesempenho e Papel Ocupacional de mães de crianças com Transtorno do Espectro Autistapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1135666078371903pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3126315843449267pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: The diagnosis of a child with Autism Spectrum Disorder can change the family routine. Mothers are commonly the most affected for historical and cultural reasons, which end up compromising their occupational performance and resulting in overload of occupational roles. Objectives: To evaluate the occupational performance and occupational roles of mothers caring for children diagnosed with Autism Spectrum Disorder. Methodological procedures: A descriptive, cross-sectional quantitative research was carried out. 14 mothers of children with autism participated in the study, who answered a questionnaire about personal and socioeconomic data; the Canadian Occupational Performance Measure (COPM) and the Occupational Role Identification List. Result: Most mothers considered themselves to be their child's main caregiver. 50% of them stopped working in a permanent job due to childcare. Difficulties were noted in occupational performance in the area of self-care. 50% of mothers did not play a hobby/amateur role in the present, with 42.8% of them doing so in the past. Conclusion: Mothers of children who participated in the study showed changes in occupational roles and occupational performance of activities after the birth of their child.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0000-9269-8677pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Eduarda Neves Santos.pdf164,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons