Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56706

Compartilhe esta página

Título: Perfil de expressão dos genes da via WNT de sinalização em indivíduos com nefrite lúpica sob tratamento com imunossupressores : estudo prospectivo
Autor(es): SILVA, Diego Santana Jerônimo da
Palavras-chave: Autoimunidade; βcatenina; DKKI; Glomerulopatias; Lúpus eritematoso sistêmico
Data do documento: 28-Fev-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Diego Santana Jerônimo da. Perfil de expressão dos genes da via WNT de sinalização em indivíduos com nefrite lúpica sob tratamento com imunossupressores: estudo prospectivo. 2023. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A Nefrite Lúpica (NL) é uma das características clínicas mais comuns do Lúpus Eritematoso Sistêmico atingindo até 70% dos pacientes. Além disso, é o sintoma que mais provoca morbimortalidade nesses indivíduos. A busca por um biomarcador específico que consiga predizer a resposta e o direcionamento do tratamento da NL é um desafio para a clínica. Entre os propostos, fatores genéticos associados a resposta inflamatória têm sido amplamente estudados. Nesse contexto, a Via WNT βcatenina tem sido apontada com papel importante nas doenças inflamatórias e autoimunes. Desse modo, o presente trabalho analisou o perfil de expressão gênica de genes da via WNT de sinalização em quatro diferentes momentos durante o primeiro ano de tratamento da NL, em um estudo prospectivo. Para isso, foi selecionada uma coorte de 14 pacientes, de acordo com os critérios metodológicos de seleção. A população foi caracterizada por critérios clínico-laboratoriais e realizadas análises de expressão gênica do sangue periférico. Nossos resultados demonstraram que a dosagem de C3 (p=0,0119) e C4 (p=0,0117) apresentaram aumento significativo após seis meses de tratamento (p=0,0466) e o SLEDAI, redução significativa após nove (p=0,0191). Nas análises de expressão gênica, apenas o WNT16 aumentou significativamente entre o diagnóstico e 3 meses após o segmento da terapia (p=0,0078). A partir das análises, o estudo indica que o gene WNT16 pode ser um indicador de resposta ao tratamento, participando principalmente no momento de indução à terapia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56706
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Genética

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Diego Santana Jerônimo da Silva.pdf1,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons