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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56692
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Título: | A engenharia didático-informática e o processo de produção de jogos matemáticos de simulação para situações didáticas : um estudo da concepção de uma versão digital do jogo Mankala Colhe Três |
Autor(es): | SANTOS, Tarcisio Rocha dos |
Palavras-chave: | Engenharia didático-informática; Desenvolvimento de softwares educativos; Jogo matemático de simulação; Mankala Colhe Três; Situações didáticas |
Data do documento: | 23-Ago-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SANTOS, Tarcisio Rocha dos. A engenharia didático-informática e o processo de produção de jogos matemáticos de simulação para situações didáticas: um estudo da concepção de uma versão digital do jogo Mankala Colhe Três. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A problemática em torno da qualidade de softwares educativos e seus processos de produção vem sendo amplamente discutida no ambiente da Educação Matemática e, partindo em busca de contribuir com esse debate, propomos dar continuidade às questões trazidas por pesquisas que formalizaram a Engenharia Didático-Informática (EDI) como uma metodologia de produção de software educativo. A EDI foi concebida para dar suporte à Engenharia de Softwares Educativos por meio da articulação dos princípios metodológicos da Engenharia de Softwares Educativos com os da Engenharia Didática e apresenta, como produto, seu modelo de processo de software educativo. Buscando trazer novas contribuições no que se refere à problemática da qualidade de softwares educativos e, em particular, à Engenharia Didático- Informática, propomos, na presente pesquisa, dar seguimento à discussão trazida por pesquisadores que se debruçaram sobre a formalização da EDI ao buscar responder questões que envolvem as primeiras impressões de utilização em sua versão mais recente e a análise de particularidades de seu uso na concepção de um jogo matemático de simulação para situações didáticas, que representa um software de tipologia diferente da que a EDI tem sido utilizada (ambientes de simulação/micromundos). Partimos da hipótese que a concepção de uma versão digital do jogo Mankala Colhe Três, baseada nos princípios teórico-metodológicos da Engenharia Didático-Informática, fornecerá elementos suficientes para a proposição de um modelo de processo de software da EDI destinado à produção de jogos matemáticos de simulação para uso em situações didáticas, que representa nosso objetivo geral. Buscando atender esse objetivo, a metodologia da pesquisa será conduzida a partir da concepção de uma versão digital do jogo Mankala Colhe Três seguindo a realização das fases presentes no modelo de processo da EDI, de modo a obter informações sobre particularidades desse processo de produção e, com isso, propor um modelo de processo específico para a produção de softwares educativos dessa tipologia. Após a análise da realização das etapas iniciais da Engenharia Didático-Informática na concepção do jogo, nos deparamos com a necessidade de um detalhamento maior sobre a realização da sua etapa de Desenvolvimento, que viabilize ainda mais o uso dessa metodologia de produção de software educativo para os educadores matemáticos interessados em produzir jogos matemáticos digitais. Essa nova problemática nos remeteu a um novo objetivo de pesquisa, integrado ao objetivo inicial, e que se remete à construção de uma metodologia para a etapa de Desenvolvimento da EDI que forneça um percurso para transformação dos requisitos em código a ser implementado no desenvolvimento de jogos matemáticos de simulação para situações didáticas. A partir de então, construímos uma metodologia de auxílio à etapa de Desenvolvimento da EDI para a produção de jogos matemáticos de simulação para situações didáticas, baseada em princípios da Engenharia de Software voltados à modelagem de sistemas. Após a apresentação e exemplificação de uso dessa metodologia, apresentamos detalhadamente um modelo de processo de software da EDI que considere as contribuições da análise da concepção do Mankala Colhe Três e da metodologia construída para auxiliar a fase de Desenvolvimento da EDI. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56692 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
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